Em novembro de 2012, a Nintendo se adiantou e lançou o Wii U, console considerado ainda da sétima geração (junto com Xbox 360 e PS3) e que tem como grande trunfo o GamePad, controle com uma tela sensível ao toque 6,2 polegadas que cria uma jogabilidade interativa dividida com a TV. Com isso, o usuário pode comandar seu personagem pela telona e ter acesso a mapas e acessórios e senhas pelo controle, a exemplo de ZumbiU, da Ubisoft.

Porém, o console da Nintendo parece que não agradou nem mesmo os fãs mais fiéis de Mario. Com poucos títulos lançados junto com o videogame e o atraso de uma nova janela de novidades, o Wii U vendeu apenas 3,45 milhões – quando a expectativa era de 5,5 milhões – e 13,42 milhões de jogos, segundo o relatório final do ano fiscal de 2012 da empresa. Com isso, a companhia amargou um prejuízo operacional de 36,4 bilhões de ienes (R$ 740 milhões), o segundo resultado negativo consecutivo.

Além disso, outro ponto de reclamação dos usuários foi a pouca atenção que a empresa deu ao Virtual Console, serviço de jogos online, que até abril não tinha recebido jogos do Game Boy Advance e Nintendo 64. Em tempo, a Nintendo percebeu suas falhas ao lançar o novo console e está trabalhando cada vez mais para melhor a performance do console e seus serviços online. Mas agora, com o anúncio do PS4 e Xbox One, será que ele emplaca?