Após um 2012 cheio de especulações, a briga da nova geração de consoles teve início em 20 de fevereiro deste ano, quando a Sony se antecipou à Microsoft e anunciou o PlayStation 4, também esperado para chegar às lojas no fim de 2013.

Sem apresentar o hardware no primeiro momento, a Sony quis mostrar muito mais o que está dentro da máquina e seus planos para uma experiência de jogo cada vez mais conectada com outros jogadores. E uma das grandes novidades é a reformulação do PSN pela Gaikai. Com o serviço de cloud gaming da empresa, comprada pela Sony em julho de 2012 por US$ 380 milhões, o jogador poderá usar qualquer serviço instantaneamente por streaming. Ele poderá até jogar demos antes de comprá-lo. O PS4 também possui uma CPU exclusiva para cuidar de downloads e upload, permitindo que você jogue enquanto o sistema está sendo atualizado. Com o aplicativo PlayStation App,

para iOS e Android, ainda será possível ativar o PS4 à distância, fazer comprar na PSN, ver as transmissões de amigos e usar a tela dos dispositivo como suporte ao jogo.

Mas não é só isso. Uma das grandes novidades do PS4 está em seu novo controle, o DualShock 4. Mantendo o mesmo formado que seu antecessor, o novo controle possui uma superfície sensível ao toque, semelhante à parte de trás do PS Vita, que deixará a jogabilidade ainda mais dinâmica. Mas o grande diferencial é o botão “share”, que permite que o jogador compartilhe vídeos de seus jogos simultaneamente. Com ele ainda será possível fazer live streaming de seus jogos e até pedir ajuda aos amigos para passar de uma parte difícil no jogo, por comando de voz ou até deixando o colega assumir o comando dos jogos.

Além disso, a Sony apresentou o PlayStation 4 Eye, que com duas câmeras e quatro microfones reconhecerá os movimentos do jogador, semelhante ao Kinect do Xbox. Porém, a empresa não deu mais detalhes de como funcionará, apenas que o dispositivo virá com o console. A interatividade com o Vita também é um dos pontos do PS4. Todos os jogos, exceto o que usam PS4 Eye, terão suporte do console portátil, assemelhando-se ao GamePad do Wii U. Essencialmente, o novo console processa o jogo e despacha para o portátil via WiFi. Serviços online e aplicativo s também interagirão com a função ‘remote play’.

Na E3 de 2013, a Sony finalmente mostrou tudo o que faltava: o design do PS4, seu HDD de 500 GB renovável, o valor de US$ 399 e três boas notícias. O console não terá bloqueio por região, não terá passe online e não exigirá conexão para jogar.