4 eventos ao vivo

Alerta: Pokémon Go em excesso pode prejudicar a coluna

Médico explicou que a postura errada e a sobrecarga nas costas podem causar danos à coluna

23 set 2016
12h26
  • separator
  • comentários

Desde que foi lançado, o Pokémon Go se tornou febre entre adultos e crianças e não foi diferente quando estreou no Brasil, em agosto deste ano. Além de caçar os monstrinhos, alguns jogadores apontam o game como um aliado contra o sedentarismo.

Postura errada por contribuir para acelerar os problemas na coluna
Postura errada por contribuir para acelerar os problemas na coluna
Foto: Lam Yik Fei / Getty Images

Mas, segundo o Dr. Alexandre Elias, especialista em coluna vertebral, o jogo de realidade aumentada pode causar alguns problemas de saúde. “As pessoas passam horas manuseando seus smartphones e, agora, o uso tem se intensificado, favorecendo lesões por esforço repetitivo (LER) e dores na coluna vertebral e cervical”, explicou.

Ele ressalta a necessidade de atenção para que já tem tendência de problemas na região, como hérnia de disco e acrescenta que todos estão sujeitos à doença, devido ao quadro degenerativo da coluna ao longo da vida. Porém, alguns fatores podem acelerar essa condição, como a postura errada e a sobrecarga nas costas.

“Quando ficamos com o celular nas mãos, e nos posicionamos errado, com a cervical baixa, temos um esforço triplicado da musculatura para suportar o peso da cabeça, pressionando o local, podendo gerar dor”.

Em geral, a hérnia não apresenta sinais em seu estágio inicial, mas com o tempo e o avanço do quadro, começam a surgir dores que se espalham pelos braços, causando o amortecimento ou perda da força

“O tratamento das hérnias, normalmente, é clínico, com medicação e fisioterapia. Somente alguns casos necessitam de um procedimento cirúrgico. Estes, por sua vez, são mais modernos que técnicas convencionais, consistindo em pequenas incisões e uma recuperação mais rápida para o paciente”, explica o neurocirurgião.

O médico aconselha os jogadores a cuidar da postura durante a caça aos monstrinhos. “A cabeça deve permanecer erguida e o braço levantado para facilitar a visualização do conteúdo em tela sem esforço da cervical. Controlar o tempo em frente ao celular também é essencial”.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade