Games

publicidade
14 de março de 2013 • 13h08

Tutorial: sobrevivendo ao primeiro dia de 'Minecraft'

Sobreviver ao primeiro dia de 'Minecraft' é o que separará os novos jogadores dos não-entusiastas
Foto: Reprodução

Sobreviver ao primeiro dia é o que separará os não-entusiastas dos novos (e talvez futuros apaixonados) jogadores  de Minecraft. E como o dia e noite no game têm cerca de 10 minutos cada, é preciso ser rápido para criar abrigo e artefatos que espantem os 14 mobs mais hostis – como creepers, ghasts, aranhas, esqueletos e zumbis. Tentando dar aquela força, o Terra selecionou algumas dicas e informações do que fazer nos primeiros instantes do game.

Para os novatos que realmente querem sentir todos os recursos de Minecraft, o modo Survival é a melhor opção, pois antes de pensar em construir a oitava maravilha do Mundo é preciso se preocupar com alimentação, abrigo e utensílios para produzir coisa e lutar contra os monstros. Como início, também é aconselhável tentar o singleplayer antes de se aventurar pelo mundo multiplayer dos servidores. Isso dará mais segurança e gabarito.

Mas, começar uma campanha no jogo também tem uma questão de sorte. Ao iniciar o jogo, o usuário pode ser inserido no mundo de Minecraft em uma boa ou péssima localização. Entre as áreas mais difíceis estão o deserto, cercado de areia e nada de árvores, a ilha, onde a primeira missão será nadar para o continente, e as vilas, que mesmo com bastante abrigos ao redor há zumbis que invadem as casas. Um bom começo é ter seu spawn point (onde você reaparecerá se for morto) em áreas verdes ou no bioma Mushroom, que não tem monstros, é seguro e tem alimentos aos montes. Porém não há madeiras na área (essenciais para a construção dos primeiros objetos), obrigando o jogador a sair em busca de árvores.

Uma vez reconhecido o bioma do jogo, a primeira missão é começar a coletar madeiras para construir abrigo, cama, uma mesa e instrumentos para mineração, como uma picareta. Sem nenhum utensílio, o jogador deverá dar muros em árvores pequenas até quebrá-la em blocos. Essa é uma das mecânicas mais recorrentes do jogo: quebrar/bater em objetos – árvores, pedras, animais e gramas – para colher itens e construir coisas depois.

Diagrama mostra como construir a primeira picareta em 'Minecraft'
Foto: Reprodução

Mesa de Trabalho

Mas antes de qualquer coisa é preciso construir uma mesa de trabalho. Para isso, abra o inventário (tecla E nos PCs) e coloque alguns pedaços de madeira (wood logs) na área de produção (crafting square) para produzir tábuas (planks). Mas atenção: os diferentes tipos de madeira não combinam entre si, tendo que juntar sempre a mesma espécie, diferenciado por cores. Com quatro tábuas na área de produção (dispostos em 2x2) você cria uma mesa, que deve ser colocada em um lugar seguro (se você ainda não achou um lugar seguro para criar seu abrigo – e posteriormente uma construção – já está na hora de fazer).  

 

 

Armas e utensílios

Após construir a primeira picareta e colher as primeiras pedras, jogador poderá construir diversos utensílios
Foto: Reprodução

Com a mesa já é possível criar suas próprias ferramentas e armas. Para coletar pedras (stone) e carvão (coal), você precisará de uma picareta. A primeira delas será toda em madeira, o que não é muito durável e rápida, mas “quebra um galho”. Para montá-lo, você precisará de cinco pedaços de madeira, duas para criar quatro paus (você só precisará de duas para criar o punhal) e mais três para criar a picareta. Veja a disposição das peças na imagem ao lado.

Agora, com a picareta pronta você será capaz de colher pedras e carvão e construir melhores ferramentas, como pás, espadas para se defender e machados. Veja a lista de objetos necessários para montá-los na imagem ao lado.

Cama

Como construir uma cama (acima) e a fornalha (abaixo) para sobreviver a primeira noite de 'Minecraft'
Foto: Reprodução

Mas ainda há trabalho a ser feito. Após encontrar uma área segura para instalar acampamento, seja um buraco na beira da montanha ou o topo de um morro, é preciso construir uma cama (que posteriormente servirá de ponto de reaparecimento). Para construí-la, será preciso três pedaços de lã e três de madeira (veja foto).

Animais

Para obter lã é preciso matar algumas ovelhas (mais para frente será possível criar uma tesoura e não matá-los). Mas, além das ovelhas, o jogador encontrará galinhas, porcos e vacas, fonte de alimento, que você poderá cozinha depois. Por isso, não hesite ao encontrá-los.

Fornalha

Para cozinhar e gerar calor, ainda é preciso produzir uma fornalha. Para construí-lo, dispondo cinco grandes pedaços de carvão (cobblestone) em forma de anel na área de produção. Para criar tochas, é preciso de um pedaço de carvão e um pau (stick).

Com essas dicas deve passar a primeira noite sem problemas em Minecraft. Mas lembre-se: essa é a apenas a primeira noite. Quando o sol raiar há muito o que fazer e explorar. Aprendendo novas combinações para a construção de novos objetos a brincadeira tende a ficar mais prazerosa. Deixe sua mente criativa trabalhar e construa grandes edifícios! 

Terra