PUBLICIDADE

Review - Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014

Jogo oficial da Copa do Mundo no Brasil traz mudanças na jogabilidade e gráficos para levar ao jogador a sensação de disputar uma partida no maior evento do ano

15 abr 2014 - 10h03
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Terra testa o game oficial da Copa do Mundo no Brasil:

Para os fãs de futebol e videogames, não é surpresa que a Electronic Arts possui os direitos de produzir jogos sobre o esporte. Desde 1998, a desenvolvedora americana é responsável também pelos títulos da Copa Do Mundo, como o World Cup 98, lançado para PC, Nintendo 64, Playstation e Game Boy. Agora, com a Copa do Mundo no Brasil, a EA lançou o Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, game totalmente baseado no evento realizado no País do futebol e que foi lançado nesta terça-feira (15), dois meses antes do evento ter início em São Paulo. No Brasil, o game chegará às lojas no dia 24 de abril.

O título é exclusivo para os consoles Playstation 3 e Xbox 360, mas, apesar de pertencer a uma geração antiga de videogames, a EA não poupou esforços e trouxe uma série de melhorias para o jogo. Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 possui 203 seleções, 21 estádios inéditos, (contando com os 12 estádios oficiais do Brasil), cem animações novas para os jogadores, modos de jogo exclusivos e trará, principalmente, uma nova forma de sentir a presença do torcedor durante as partidas. Ele também contará com a narração de Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro, nas versões em português.

Além de reproduzir fielmente os uniformes, logos e, claro, os jogadores de todas as seleções, a EA tomou um cuidado especial em reproduzir versões dos estádios oficiais da Copa. É possível disputar partidas na Arena Corinthians, no Maracanã, Castelão, entre outros e a sensação de estar dentro de um estádio lotado durante a Copa do Mundo aumenta a diversão. O resultado desse trabalho na construção das arenas impressiona. Detalhes como a iluminação e estrutura foram reproduzidos fielmente para cada um dos estádios e, no início de cada partida, as construções ganham destaque em uma vista aérea.

<p>Os torcedores parecem mais reais e inclusive aparecem em pontos turísticos</p>
Os torcedores parecem mais reais e inclusive aparecem em pontos turísticos
Foto: Divulgação

O torcedor também é uma grande novidade que atrai. Pela primeira vez, a EA realizou um trabalho de captura de movimento com voluntários e gravou como seriam as reações dos torcedores durante uma partida. É possível perceber um realismo maior na forma como o público vibra, pula e comemora um gol. Infelizmente os gráficos não impressionam nesse caso e a aparência da torcida nem sempre parece com uma de verdade. Comemorações fora do estádio e em pontos turísticos também foram incluídas no game. Quando a França marcar um gol, por exemplo, a câmera irá mostrar a comemoração dos torcedores no Arco do Triunfo em Paris. No caso do Brasil, os torcedores acompanham um jogo em um telão enquanto o Pão de Açúcar é visto no fundo. Isso pode parecer apenas um detalhe, mas, sem dúvidas, é um dos principais fatores que fazem com que o jogo pareça realmente uma versão da Copa do Mundo.

Além da parte visual, a dinâmica do jogo também sofreu mudanças. Por parte dos jogadores, o controle de bola foi melhorado e os movimentos se tornaram mais explosivos, aumentando a sensação de disputa vista em jogos da Copa do Mundo e simulando a qualidade físicas dos maiores profissionais do esporte. Os pênaltis continuam parecidos com os de outras versões. É possível sentir uma leve melhora na direção em que ele é cobrado e na força do chute. Um atrativo nesse caso é controlar o goleiro e provocar o cobrador de diferentes maneiras, como apontar para uma das traves. Os dribles foram a grande novidade. Com animações únicas, os movimentos se tornaram mais naturais e são fáceis de executar. Eles não afetam todo o cenário da partida, mas dão uma graça maior quando resultam em um gol.

<p>A mecânica dos jogadores foram melhoradas e os dribles possuem mais naturalidade</p>
A mecânica dos jogadores foram melhoradas e os dribles possuem mais naturalidade
Foto: Divulgação

Produtor comenta as novidades de Copa do Mundo Fifa 2014:
Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 possui modos de jogo exclusivos. Copa do Mundo da FIFA 2014, por exemplo, permite que o jogador escolha quantas seleções quiser (entre as 32 classificadas) para disputar o campeonato. O calendário possui a mesma sequência de jogos que a oficial (caso o jogador não tenha trocado os times nos grupos) e também treinos para melhorar a equipe. Em Capitão da Seleção, é possível selecionar até 4 atletas de uma das seleções ou criar novos. A história então gira em torno do jogador ter voltado de uma lesão e, agora, ter que disputar o seu lugar na equipe, se tornar o capitão e levar seu time à vitória do mundial. Caminho da Copa do Mundo da FIFA, por sua vez, simula todo o evento desde a fase das eliminatórias.

História das Eliminatórias e História da Copa colocam o jogador em eventos chave e que devem realizar certos objetivos para completar o desafio. A segunda opção só estará disponível após o início da Copa, mas História das Eliminatórias possui 64 cenários que devem ser completados, como fazer a Itália vencer a Bulgária com apenas 4 minutos de jogo restantes, um jogador a menos e o placar empatado. Outro cenário o coloca no controle da Inglaterra, que deve fazer 5 gols sobre San Marino a partir dos 25 minutos do segundo tempo. Todos eles possuem níveis de dificuldade e também objetivos secundários.

Para disputas online, o game possui os mesmos modos de jogo de outras edições, com exceção de Caminho Para o Rio. Nele, o jogador começa na Arena Amazônia e deve ganhar partidas para progredir na história e avançar para estádios diferentes, até finalmente chegar ao Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.

<p>'Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014' possui versões para Playstation 3 e Xbox 360</p>
'Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014' possui versões para Playstation 3 e Xbox 360
Foto: Divulgação

A trilha sonora também não pode ser deixada de lado. Músicas oficias da copa estão presentes, como We Are One, de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, e The World Is Ours de David Correy com o Monobloco. Outros artistas como Emicida, Felipe Cordeiro, Holger e Tinie Tempah também tem faixas presentes no game.

Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 possui todos os ingredientes que um game da copa deve ter. Os gráficos tornaram os estádios tão bonitos quanto os de verdade e a torcida ajuda a criar um clima de apoio e comemoração. Os modos de jogo oferecem qualquer opção que o jogador possa querer e também são balanceados para não acabar cansando. O jogo possui alguns problemas, mas são tão poucos que não afetam a sua qualidade geral. Alguns torcedores podem incomodar os fãs mais preocupados com o cenário e a inteligência artificial dos jogadores, apesar de melhorada, ainda não atingiu o ponto ideal, causando frustração em algumas situações muito específicas. No geral, o game oficial da Copa do Mundo cumpre tudo o que prometeu e até mesmo supera as expectativas. Com pouco menos de 60 dias para o evento,Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 é uma boa distração para controlar a sua ansiedade antes de Brasil e Croácia da início ao campeonato em São Paulo. 

Foto: Arte Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade