0

Nasa testa uso do controle de Xbox para salvar vidas

Veja como um joystick de Xbox pode ser usado para ajudar astronautas na ISS

8 dez 2015
10h00
atualizado às 15h26
  • separator
  • comentários

A agência espacial norte-americana (Nasa) começou a testar uma solução para salvar astronautas que ficarem, por qualquer motivo, à deriva no espaço durante caminhadas para fora da Estação Espacial Internacional (ISS).

 

Chamado de Simplified Aid for EVA Rescue (Auxílio Simplificado para Resgate para Atividade Extraveicular, ou Safer), o equipamento consiste em um jetpack, que fica acoplado ao traje do viajante, e em um sistema para controlá-lo remotamente - composto por um tablet e, curiosamente, um joystick de Xbox 360.

Os engenheiros da Nasa remapearam o joystick do Xbox para fazê-lo controlar um jetpack remotamente, direto da base espacial
Os engenheiros da Nasa remapearam o joystick do Xbox para fazê-lo controlar um jetpack remotamente, direto da base espacial
Foto: YouTube / Reprodução

 

O recurso deverá ser ativado caso um astronauta desmaie durante uma caminhada espacial ou se desprenda da base e fique sem condições de retornar. Ainda em testes, a mochila a jato pesa pouco menos de 40 quilos, e o plano - que ainda pode mudar durante o desenvolvimento - é fazer com que o sistema fique conectado à rede Wi-Fi da ISS.

 

Segundo Chuck Claunch, um dos engenheiros envolvidos no projeto, o controle de Xbox foi escolhido simplesmente porque funciona bem e já pode ser conectado a computadores. Assim, com a ajuda de um software gratuito, foi possível remapear os vários botões do joystick e atribuir a eles funções para controlar o jetpack.

 

A equipe ainda adotou um tablet para fazer o sistema rodar e até uma webcam, que deve ajudar os controladores a acompanharem o que está acontecendo do lado de fora. No vídeo abaixo, em inglês, você pode conhecer um pouco mais do desenvolvimento do SAFER.

 

Fonte: Dialoog Comunicação

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade