0

Lembre como Halo 2 revolucionou e o que Halo 5 traz de novo

29 out 2015
09h46
  • separator
  • comentários

simples. Introduzida apenas dois anos antes, a precursora Xbox Live ainda engatinhava. O serviço de multiplayer online da Microsoft já servia de base para alguns games, mas ainda não era usado por nenhum grande nome – o primeiro Halo, por exemplo, havia saído em 2001.

A situação começou a mudar no segundo jogo da saga, que foi desenvolvido após a compra do estúdio Bungie, responsável pelos três primeiros jogos da série, pela Microsoft.

Diferente de seu antecessor, a continuação de Master Chief, também exclusiva do primeiro Xbox, veio completamente integrada ao serviço de multiplayer. Mas, segundo reportagem do site Polygon, as ideias da equipe de desenvolvimento da Bungie que revolucionaram o jogo, pois proporcionaram ao sistema diversas novas funções.

Lançado em 2004, Halo 2 representou um salto considerável nos jogos de tiro com multiplayer online
Lançado em 2004, Halo 2 representou um salto considerável nos jogos de tiro com multiplayer online
Foto: Microsoft / Divulgação

Entre os novos recursos da Live estavam: uma lista de amigos, chats dentro dos jogos, a possibilidade de criação de grupos (ou “clãs”) e – mais interessante de tudo – um recurso de matchmaking realmente funcional, que eliminou grande parte das complicações de jogos anteriores a Halo 2. Até então, para que o jogador pudesse ser encontrado, ele precisava criar sua própria “sala” virtual ou entrar na mesma partida dos colegas.

Em vez disso, o processo passou a ser automatizado. Basta escolher o tipo de partida para que o game coloque o jogador em uma sala com pessoas do mesmo nível. Se a experiência for boa, o personagem evolui. Também é possível adicionar os demais jogadores na lista de amigos. Assim, o contato é mantido, havendo possibilidade de convidá-las, posteriormente, para novas partidas.

O sistema de matchmaking, usado em Halo 2, logo se popularizou. Hoje é algo comum, principalmente nos consoles. Jogos populares, como os últimos da série Call of Duty e o Battlefield 4, reúnem jogadores online dessa forma – ou seja, todos beberam, mesmo que indiretamente, de uma mesma fonte lançada há 11 anos.

O que Halo 5 traz de novo?
Produzido pela 343 Industries, o próximo capítulo da série não inovará com um sistema de matchmaking, como fez seu “antepassado”. Ainda assim, trará algumas boas novidades, com um novo modo multiplayer chamado Warzone. Nele, até 24 jogadores, divididos em duas equipes de 12, disputarão para ver quem consegue mais pontos ou destruir a base do adversário primeiro. As partidas poderão contar até com oponentes controlados pelo computador, e serão realizadas em mapas ainda maiores do que os usados em outros jogos da série. Halo 5: Guardians chegou ao Xbox One no dia 27 de outubro. 

 

Fonte: Dialoog Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade