0

Os 10 anos do Xbox 360

Console ganhou o mercado de games da sétima geração

25 nov 2015
10h00
  • separator
  • comentários

O Xbox 360 chegou ao mercado em 22 de novembro de 2005 em duas versões: a Premium, com disco rígido de 20 GB, e a Core, sem disco rígido. O primeiro console da sétima geração e segunda versão da Microsoft fez com que a empresa desenvolvedora assumisse a liderança do mercado de games com mais de 84 milhões de unidades vendidas no mundo.

 

Em 2001 a companhia já havia tentado concorrer com a Sony e Nintendo, com o Xbox, mas foi com o Xbox 360 que conquistou o público.

 

Percebendo a tendência imersiva, ou seja, que os jogadores queriam se sentir parte do jogo, a Microsoft decidiu apostar em gráficos de alta definição, som multicanal, recursos multimídia e compartilhamento de conteúdo, o que fez com que o console ganhasse destaque.

Segunda versão do Xbox completou 10 anos no último dia 22 de novembro
Segunda versão do Xbox completou 10 anos no último dia 22 de novembro
Foto: Facebook/@XboxBR / Reprodução

 

Entretanto, o principal fator influenciador para que o console fosse o escolhido frente aos demais, foi a possibilidade de associá-lo ao sensor Kinect, lançado em 4 de novembro de 2010, que capta as ações do corpo do usuário sem a necessidade de joystick.

 

Com um ano de antecedência em relação ao lançamento do principal concorrente, Playstation 3, o aparelho chegou às lojas com 18 games, incluindo Perfect Dark Zero e Tony Hawks American Wasteland, que estavam em alta na época.

 

O console também fez com que a Nintendo e Sony passassem a dar mais atenção ao Brasil, visto o crescente interesse do País no mercado de games. Desde o lançamento do Xbox 360, cerca de 9,2 milhões de aparelhos foram adquiridos.

 

Para ganhar a confiança dos usuários, a Microsoft investiu na melhoria e na estabilidade da Xbox Live, rede online de conexão estável com a internet para disputas dos principais games de tiro, como Halo e Call of Duty. Além disso, a plataforma permite assistir filmes em HD, programas de TV, ouvir música ou navegar nas redes sociais e acessar os aplicativos preferidos do usuário.

 

Foi com essa versão, também, que se deu início à produção independente (ou indie) de jogos para consoles. Até então, esses jogos eram restritos ao computador.

 

Em 2007, mais novidades fizeram o público se fidelizar ao aparelho – os jogos Halo 3, Mass Effect e Modern Warfare, foram lançados junto com as versões Elite, com discos rígidos de 120 e 250 GB, e Arcade, de 256 a 512 MB, do Xbox 360.

 

Atualmente os consoles já estão na oitava geração, sendo o Xbox One o atual da Microsoft, com processador de dois módulos Quad-Core e sensor infravermelho no Kinect para detecção de movimentos.

 

Fonte: Dialoog Comunicação

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade