Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

NYT analisa pacote de extensão do GTA IV

18 fev 2009 - 17h02
Compartilhar

Dos muitos diálogos clássicos de

GTA IV ganhou o pacote de extensão 'The Lost and Damned'
GTA IV ganhou o pacote de extensão 'The Lost and Damned'
Foto: Divulgação
Breakfast Club

, filme de 1985, meu favorito sempre foi uma fala do delinquente John Bender, interpretado por Judd Nelson: "Ser malvado é tudo de bom, não é?".

Pode ser, sim, e é por isso que a série Grand Theft Auto (GTA) é tão bem sucedida, em termos comerciais e artísticos. Em ambição, destemor, estilo e qualidade de produção, ela se distingue de todas as demais séries de videogames.

Há muitos jogos que giram em torno de visões de poder, muitas vezes acompanhadas por violência. Mas a maioria dos títulos fica muito distante daquilo que a maioria de nós definiria como "mundo real": são histórias especiais, batalhas do passado ou confrontos em uma terra mítica de dragões e elfos.

Mas não é esse o caso da Rockstar Games, criadora de GTA. A empresa parece reconhecer que não é necessariamente irresponsável mostrar o lado sombrio do mundo real. Afinal, os norte-americanos adoram bandidos e criminosos em seu entretenimento -e até apreciam quando eles ocasionalmente saem vitoriosos.

Grand Theft Auto IV e seu protagonista, o imigrante balcânico Niko Bellic, foram uma revelação, no ano passado, e esta semana a Rockstar está lançando o primeiro episódio adicional do jogo, disponível no site Xbox Live para download para o Xbox 360, por US$ 19,99 (o jogo não estará à venda em lojas).

Intitulado The Lost and the Damned, o novo episódio se passa na mesma versão escura, vibrante e muitas vezes hilariantemente sarcástica da área metropolitana de Nova York que servia de pano de fundo e representava o mais atraente elemento do título original. A visão do jogo pode ser distópica, mas não é niilista. Como o original, o novo episódio transmite humor, ironia, inteligência e um senso de sátira cultural que, embora ocasionalmente juvenil, ao menos exibe a virtude de jamais se levar a sério.

O episódio é prejudicado por algumas decisões curiosas e infelizes de projeto -os jogadores têm menos liberdade que no original-, e isso deve levar a maior parte dos usuários a voltar ao GTA IV assim que concluírem a trama principal de The Lost and Damned. Mas não resta dúvida de que é a mais trabalhada, substancial e produzida das versões adicionais para um título de videogame já lançada. Se você gosta de GTA IV, o episódio é altamente recomendado.

No episódio, o jogador assume o papel de Johnny Klebitz, vice-presidente de uma gangue de motoqueiros de Nova Jersey chamada "The Lost". Johnny está comandando a quadrilha desde que o líder, Billy, se internou em uma clínica de desintoxicação como parte de um acordo judicial. No início do episódio, Billy está saindo da clínica, para retomar o que vê como seu posto natural de líder. Johnny e Billy, evidentemente, têm idéias diferentes sobre isso, e sobre como a gangue deve enfrentar seus inimigos mortais, os Angels of Death.

Por US$ 19,99, o jogo oferece muita diversão. Apesar dos tropeços ocasionais, The Lost and Damned estabelece um novo padrão para episódios adicionais destinados a download em consoles. E ser malvado ainda é muito bom.

The New York Times
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra