Playstation 3

publicidade
19 de fevereiro de 2013 • 09h29 • atualizado em 10 de Abril de 2013 às 16h13

Suposto controle do PS4 tem imagem divulgada; veja

Novo controle do console da Sony teria touch pad, caixa de som e sensor de movimento

Com o misterioso anúncio que a Sony faz nesta quarta-feira (20) - que a reportagem do Terra acompanha direto de Nova York -, rumores sobre o PlayStation 4 não param de surgir na internet. Diversos sites reproduziram imagens do que seria um protótipo do novo controle Dual Shock do console.

Imagem divulgada pelo site IGN mostra o que seria protótipo do controle do PS4
Foto: Reprodução

Podemos ver que o posicionamento dos sticks analógicos é igual de seu antecessor, assim como a maioria dos botões já tradicionais da série PlayStation.

Os grandes destaques ficam por conta de alguns recursos ainda não divulgados oficialmente. Na parte central do controle podemos observar uma suposta entrada para fone de ouvido, uma pequena caixa de som (assim como no Wii), um touch pad e um sensor de movimento azulado.

As imagens do suposto controle confirmariam a maioria das especulações que ainda surgem em torno do novo console da Sony.

No canto esquerdo superior, no entanto, há um botão não identificado, que foi apontado pelo IGN como um "share button", para publicar conteúdos em redes sociais.

Todas perguntas sobre o PlayStation 4 devem acabar nesta quarta-feira (20). A Sony convocou jornalistas de todo o mundo com um misterioso convite para fazer um encontro. A reportagem do Terra acompanhará direto de Nova York o anúncio da fabricante em tempo real, a partir das 20h (horário de Brasília).

Preço
Os rumores iniciais sobre o custo do PlayStation 4 indicam que o console pode custar menos do que seu antecessor no lançamento. Segundo o jornal britânico The Times, o PS4 seria vendido inicialmente por US$ 449 (cerca de R$ 880). Como sabemos, o preço no exterior é bem mais baixo do que no Brasil, o que faria com que o valor do console aqui possa chegar a números bem superiores - incluindo taxas - do que o que se é especulado.

Dados técnicos
Obviamente muitos dados sobre o que estaria "por dentro" do PS4 também foram publicados por sites, como o Kotaku, que apontou para os seguintes números:

Memória do sistema: 8GB
Memória de Vídeo: 2.2GB
CPU: 4x Dual-Core AMD64 "Bulldozer"
GPU: AMD R10xx
Portas: 4x USB 3.0, 2x Ethernet
Drive: Blu-Ray
HDD: 160GB
Formato de saída: HDMI & Optical, 2.0, 5.1 & 7.1 canais

Compatibilidade
O mais provável é que o PlayStation 4 não aceite jogos de seus consoles antecessores. Este jogos antigos estariam disponíveis para download ou jogar por streaming.

Jogos usados
Segundo o site Kotaku, a Sony deu entrada em um pedido de patente para bloquear jogos nos consoles. Os rumores apontam que quando o disco rodar em um PlayStation 4, ele ficaria diretamente atrelado somente naquela máquina. Caso ele seja inserido em outro console, o usuário teria acesso ao demo do jogo, mas não poderia jogar sua versão completa. A medida visa aumentar a venda de jogos aos produtores, mas afeta diretamente o mercado de discos usados. A especulação chegou a derrubar as ações da Game Stop, umas das gigantes na venda de games novos e usados dos Estados Unidos.


Anúncio em Nova York
A ansiedade que toma conta dos gamers sobre a nova geração de consoles pode ter data para terminar: 20 de fevereiro. A Sony convidou jornalistas para um grande lançamento em Nova York nesta data. As especulações sobre o um suposto anúncio do PlayStation 4 cresceram rapidamente.

Junto com o convite, um vídeo mostra uma rápida animação com o logo do PlayStation e os símbolos que estão no controle. Seu título é #PlayStation2013.

O site Cnet lembrou que o anúncio pode "furar" com a expectativa de que Sony e Microsoft fizessem seus anúncios oficiais somente na tradicional feira E3, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho.

Já o The Wall Street Journal publicou que o anúnio da Sony não será focado exclusivamente nos dados técnicos do novo console, e sim nas interações oferecidas com os novos games. A medida pode mostrar uma direção no foco da Sony, talvez apostando também em jogos familiares.

Terra