0

Sony lança oficialmente PlayStation Store no Brasil

22 jul 2011
12h25
atualizado em 10/4/2013 às 16h12
Renato Beolchi
Direto de São Paulo

A Sony anunciou nesta sexta-feira o lançamento oficial da PlayStation Network no Brasil. Com a medida, o público brasileiro ganha, principalmente, a chance de comprar jogos e pacotes de expansão via download diretamente da fabricante do console, a preços oficiais, na PlayStation Store. A loja virtual já está aberta para cadastro de brasileiros e conta neste lançamento com 200 títulos.

Loja online permite aos usuários brasileiros comprar jogos e pacotes de expansão diretamente da Sony
Loja online permite aos usuários brasileiros comprar jogos e pacotes de expansão diretamente da Sony
Foto: Divulgação

O anúncio foi feito em evento que apresentou também o novo gerente da divisão de videogames da Sony no Brasil, Glauco Rozner. O executivo explicou que agora os gamers brasileiros poderão comprar diversos títulos utilizando cartões de crédito emitidos no Brasil. Entretanto, como a plataforma da loja virtual da Sony é mundial, é necessários que os cartões estejam habilitados para efetuar compras no exterior, os chamados "internacionais".

Para oferecer opções de compra também aos jogadores que não têm acesso a um cartão de crédito, Rozner disse que a empresa já estuda a implementação de cartões pré-pagos a exemplo do que já acontece nas lojas de outros países. Quando lançados, esses cartões estarão disponíveis na rede de varejo afiliada à Sony.

O lançamento faz parte dos planos da Sony de ampliar presença nos mercados de entretenimento da América Latina. O Brasil será o segundo país da região a ter disponibilizado conteúdo da loja online que pode ser acessada pelo console PlayStation 3 e pelo portátil PSP e o futuro PS Vita, novo portátil da Sony apresentado na E3 no mês passado.

Site, blog e redes sociais
A chegada da PSN ao Brasil também fez com que a Sony expandisse seus canais de comunicação com o usuários. Assim, lançou simultaneamente um site brasileiro do PlayStation, além de um blog integrado com pares na América Latina, EUA e Europa e perfis no Orkut, Facebook e Twitter.

Sem migração e PlayStation Plus
O anúncio é uma boa notícias para os gamers brasileiros que utilizam a plataforma da Sony. Por outro lado, a chegada da PSN ao Brasil não permite que os usuários que já tenham contas cadastradas em outros países migrem seus cadastros para a nova rede. Será preciso criar uma nova conta.

Outra ausência do lançamento é o serviço PlayStation Plus, assinatura de pacote extra que dá direito a mais benefícios e brindes na loja virtual. Entretanto, diferente da migração de cadastros que não aparenta ter solução, o PlayStation Plus está no radas dos executivos brasileiros da marca e deve chegar aos brasileiros em breve.

Segurança
As eventuais dúvidas que possam surgir na cabeça dos gamers brasileiros quanto à segurança da PSN no Brasil não foram deixadas de lado por Rozner. Após a invasão da rede por hackers que comprometeu dados sigilosos e finaceiros de milhões de usuários, Rozner acredita que as medidas de segurança impostas pela Sony no mundo inteiro são eficientes.

Junto com a loja, que poderá ser visualizada em inglês ou português, a Sony anunciou ainda que vai lançar o programa "Welcome Back" para usuários brasileiros. O programa começou a ser oferecido em outros mercados mundiais depois que PlayStation Network saiu do ar no início do ano para a manutenção após ser invadida.

Os usuários que tinham conta na rede antes da invasão poderão fazer download gratuito de alguns jogos para PS3 e PSP, afirmou a Sony em comunicado.

Com informações da Reuters

Fonte: Terra
publicidade