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Ficamos anos como mercado não-oficial de games, diz criador da BGS

9 out 2012 - 07h33
(atualizado em 11/10/2012 às 10h11)
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Rafael Machtura

Houve um tempo, distante no máximo de uma década, em que o mercado de games brasileiro era largado às traças, com consoles chegando ao País por "muambas", muitos jogos pirateados e desenvolvedoras e publicadoras querendo distância desse problemão todo. Mas hoje, guinado pelas crises europeia e norte-americana e pelo crescimento econômico aqui, o Brasil é a menina dos olhos de empresas como Capcom, Ubisoft e Nintendo. E isso quem aponta é a Brasil Game Show, que assim como as quatro edições anteriores, espera dobrar o número do público que visitará a feira, entre os dias 11 e 14 de outurbro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

"Ficamos anos como mercado não-oficial no mundo dos games, principalmente por causa da pirataria. Isso não é bom para o jogador, para a empresa e para o mercado", disse Marcelo Tavares, idealizador do Rio Game Show, que em 2008 levou 3 mil pessoas. Pela primeira vez em São Paulo, e desde a segunda edição como BGS, a expectativa é que 80 mil aficionados por jogos eletrônicos passe pelo evento a partir de quinta-feira. Para mostrar o peso cada vez maior da BSG no mercado internacional, ela será ao lado da E3, dos Estados Unidos, a única feira que reunirá a Microsoft, Nintendo e Sony sob o mesmo teto em 2012.

De acordo com a PriceWaterhouseCoopers, a indústria movimentou no Brasil, em 2011, R$ 840 milhões e é o quarto maior mercado mundo, envolvendo 45,2 milhões de jogadores (segundo o Ibope). A expectativa é que até 2016, o mercado cresça em média 7,1% por ano. "O Brasil é a bola da vez, o Xbox 360 é produzido aqui, empresas como a Capcom, a Ubisoft, a Nintendo, a Activsion chegaram esse ano. Nós próximo anos podemos ficar atrás apenas dos Estados Unidos e Japão", avaliou Tavares.

A Feira

Com 150 expositores e investimento três vezes maior que no ano passado, a Brasil Game Show terá cerca de 15 jogos ainda não lançados disponíveis para teste. Entre eles estão os títulos mais esperados pelos hardcore games. Entre eles estão: Assassin's Creed III, da Ubisoft; Halo 4, da Microsoft; Call of Duty: Black Ops 2, da Activision; God of War: Ascension, da Sony; Metal Gear Rising: Revengeance, da Konami; e Tekken Tag Tournament 2, da Namco.

Quem também chega para a feira de games, a maior da América Latina, são os produtores dos jogos, que farão palestras e conversarão com os fãs. Philippe Ducharme, um dos criadores de Assassin's Creed, e Katsuhito Harada, responsável por Tekken, serão algumas das estrelas da BGS.

Torneios, com prêmios em dinheiro, também tomarão conta da feira. Entre os sete campeonatos que terão como campo de batalha o Expo Center Norte, dois chamam atenção. A final do campeonato brasileiro do RPG online League of Legends dará R$ 160 mil, metade para a equipe vencedora, que também ganha vaga para a final mundial do torneio. Patrocinado pelo fabricantes de processadores AMD, o torneio Game Jam reunirá equipes de três estudantes que terão a missão de desenvolver em 48 horas um jogo de tema revelado no início da disputa. Os games serão apresentados no último dia de evento e os visitantes poderão votar no melhor.

Além disso, uma exposição com mais de 70 videogames contarão a história evolutiva das sete gerações de consoles. "Nosso objetivo é conseguir entender o que o jogador quer ver também. No primeiro evento, tínhamos 20 estandes, não tínhamos nenhum patrocinador e, desde então, temos dobrado de tamanho todos os anos. Tentamos dar uma bola dentro; é o que procuramos fazer", contou, otimista, Tavares.

Serviço

Data: 11 a 14 de outubro (quinta a domingo)

Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo

Horário: 11h às 20h

Valor dos Ingressos:

Ingresso Individual: entrada para um dia de feira (12, 13 ou 14), R$60 (Preço válido até 10/10)

Passaporte: direito a todos os dias de feira (11, 12, 13 e 14), incluindo a quinta-feira, dia exclusivo para jornalistas, imprensa, convidados e visitantes com passaporte, e ainda dá direito a uma camisa oficial da Brasil Game Show, R$ 240 (Preço válido até 10/10)

VIP: credencial VIP para os quatro dias de Feira (11, 12, 13 e 14 de outubro), acesso à Área Business e uma camisa oficial da Brasil Game Show, R$ 480 (Preço válido até 10/10)

O benefício da meia-entrada será fornecido aos visitantes que doarem 1kg de alimento não perecível na entrada da Feira, estudantes com carteirinha, idosos, professores e associados da Febrajoga.

Mais informações: www.brasilgameshow.com.br e ww.facebook.com/BrasilGameShow.

BSG em 2011; "todos os anos dobramos o público da feira", diz criador Marcelo Tavares
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Foto: Divulgação
Fonte: Terra
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