Sem Wi-Fi e mais barato, novo PSP foca em usuários mais jovens
6 set2011 - 13h45
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À venda por 99 euros (aproximadamente R$ 230) e sem conexão Wi-Fi, a nova versão do PSP irá focar nos consumidores adolescentes e ainda mais novos, segundo a Sony Europa. As informações são do site Gigwise.
Defendendo as mudanças do novo portátil da empresa, que foi apresentado na Gamescom em agosto, o executivo da Sony Europa, Jim Ryan disse: "você irá ver os consumidores ficarem mais jovens. Por 99 euros, o PSP é um grande presente de Natal. É um portátil com mídia UMD".
"Nós iremos levar o PSP para os adolescentes e audiências ainda mais jovens; eles estão felizes de apenas jogar o game. Se tirar o Wi-Fi é o preço a se pagar, nós estamos contentes. O preço de 99 euros é uma grande barreira que nós passamos e que irá nos ajudar a crescer", explicou Ryan.
A Sony prepara para lançar no ano que vem sua próxima geração de console portátil, o PS Vita.
Game & Watch - A primeira série de consoles portáteis da Nintendo foi o Game & Watch, lançado em 1981. No formato de um porta cigarros, o mini game trazia apenas um jogo, com duas opções de dificuldade, relógio e alarme. Até 1990, ano que o console saiu de linha, foram comercializadas cerca de 43 milhões de unidades dos 59 jogos lançados, sendo os mais populares 'Donkey Kong', 'The Legend of Zelda' e 'Mario Bros.'
Foto: Reprodução
Game Boy - Lançado em 1989 no Japão, o Game Boy Classic é o primeiro mini game da família mais popular dos consoles portáteis. Com configuração de 8-bit, fácil de jogar e com fitas de jogos, o Game Boy, seguido pelas atualizações Pocket (1995) e Color (1998) vendeu mais 118 milhões de unidades em todo mundo, sendo 'Tetris' seu jogo mais popular, com cerca de 30 milhões de fitas vendidas
Foto: Reprodução
Atari Lynx - Lançado em 1989 pela Atari, o Lynx foi o primeiro game portátil a ter tela colorida, processador central de 8 bit e de vídeo de 16 bit, tornando-o o mini game mais desenvolvido da época. Porém o alto custo de venda, devido a sua alta tecnologia, fez com que Lynx amargasse baixas vendas, não passando de 5 milhões de unidades vendidas, apesar dos jogos bem aceitos pelo público, como 'Slime World' e 'California Games'
Foto: Reprodução
Game Gear - Lançado em 1990, o Game Gear foi o primeiro portátil da Sega e o terceiro a ter tela colorida. Com processador 8 bit, RAM de 8 KB e Vídeo RAM de 16 KB, o console teve cerca de 400 títulos lançados, entre eles 'Sonic', 'Batman' e 'Fifa Soccer', e vendeu aproximadamente 11 milhões de unidades, até ser descontinuado em 1997
Foto: Reprodução
Tamagotchi - Lançado em 1996 pela Bandai, o Tamagotchi também pode ser considerado um console portátil, apesar do único e simples objetivo: criar um dinossauro como bichinho de estimação. Na época o brinquedo virou febre tanto no Japão, seu país de origem, quanto no Brasil, tendo diversas falsificações. Acredita-se que o brinquedo tenha vendido original tenha vendido 76 milhões de unidades
Foto: Reprodução
Neo Geo Pocket - Com CPU de 16 bit, o primeiro portátil da fabricante SNK, lançado em 1998, foi um dos fiascos da história do games, vendendo apenas 2 milhões de unidades, apensar de títulos como 'Sonic the Hedgehog Pocket Adventure', 'Samurai Shodown' e 'King of Fighters R-1'. O console saiu de linha no ano seguinte
Foto: Reprodução
VMU - Lançado como uma espécie de cartão de memória para o Dreamcast, da Sega, em 1998, o VMU possuía uma pequena tela LCD monocromática e memória de 128 KB, capaz de armazenar pequenos jogos. Um dos games mais utilizados no console foi o 'Chao Adventure 2', do 'Sonic Adventure 2', que permitia ao usuário transportar seu Chao para o aparelho e jogar pequenas aventuras
Foto: Reprodução
Game Boy Advance - Com os mesmos quatro botões, mas com design diferente e com 32 bits, a Nintendo lançou em 2001 o Game Boy Advance, abrindo espaço para games mais desenvolvidos, mas ainda sendo compatível com as antigas versões. Em 2003, a empresa lançou o Advance SP, com formato parecido com o Game & Watch; e em 2005, lançou o Advance Micro, com orientação vertical. Ao todo, a família Advance vendeu pouco mais de 81 milhões de unidades
Foto: Reprodução
Nokia N Gage - Em 2003, a Nokia foi pioneira em juntar games e celular, mas o aparelho se mostrou um grande fiasco, principalmente pelo seu design nada funcional, quanto pela falta de internet da época. Segundo informações oficiais da empresa finlandesa, foram comercializados no total dois milhões de aparelhos
Foto: Divulgação
Nintendo DS - Em 2004, a Nintendo criou o sucessor da família Game Boy, o Nintendo DS. Com duas telas, uma delas sensível ao toque, 4MB de memória RAM, conexão Wi-Fi e microfone, as primeiras versões ainda eram compatíveis com o Advance. Depois vieram o DS Lite, um pouco menor, o DSI e o DSI XL, os dois últimos ganhando 16 MB de RAM e câmera. Ao todo, o console portátil vendeu 146 milhões de unidades, tornando-se o mini game de maior sucesso da Nintendo
Foto: Divulgação
PSP - Lançado em 2004 pela Sony, o PSP foi o primeiro game portátil a usar sistema de mini discos, o UMD. Concorrente direto do DS, a primeira versão do portátil tinha RAM e memória de 32 MB, passando para 64 MB nas versões 2000, 3000 e Go. Com conexão wirelles, compatibilidade com PS2 e PS3, o PSP vendeu cerca de 67 milhões de unidades em todo o mundo
Foto: Divulgação
Nintendo 3DS - Lançado no começo de 2011, o 3DS é a nova promessa do Nintendo para a concorrência com os smartphones, mas parece que não agradou muitos os gamers. Considerado muito caro e pouco revolucionário, o game vendeu pouco mais de 4 milhões de unidades, forçando a Nintendo reduzir seu preço em todo mundo. Agora, para tentar reverter os números negativos, a empresa japonesa foca em novos títulos produzidos por produtoras independentes
Foto: Divulgação
PS Vita - A próxima promessa da Sony, o PS Vita será lançado no começo de 2012 e deve vir com processador 4 core ARM Cortex-A9, memória 512 MB, tela sensível ao toque conexões Bluetooth, Wi-Fi e 3G e poderá ser usado como controle para o PS3. Apesar da alta tecnologia, produtores de games acreditam que o PS Vita já nasceu obsoleto perante as novas gerações de smarthphones e tablets