PUBLICIDADE

Testamos: "Top Spin 4" leva emoção das quadras para os videogames

9 mai 2011 - 11h10
(atualizado às 11h16)
Compartilhar

Confesso que não gostava de simuladores de tênis, mas joguei muito a série 'Virtua Tennis'. Ao jogar 'Top Spin 4', mudei completamente meu conceito em relação a este gênero de simulador. Com controles precisos, o jogo da 2K Games impressiona pelo realismo e a diversão proporcionada a quem se aventura no ranking mundial do esporte.

Jogo retrata com fidelidade os principais jogadores
Jogo retrata com fidelidade os principais jogadores
Foto: Divulgação

» Veja imagens do jogo

Jogadores de primeira

A produtora teve um enorme cuidado na hora de retratar os principais tenistas do circuito, sendo impossível não reconhecer jogadores como Roger Federer, Rafael Nadal, Caroline Wozniacki e Andre Agassi. O realismo é tão grande, que até os gestos característicos de cada jogador foram inseridos no jogo.

Falando em realismo, cada jogador famoso conta com pontos fortes e fracos demonstrados na vida real. Se jogar com Nadal, perceberá as deslizadas perfeitas que ele executa para pegar as bolas mais difíceis.

Para quem é saudosista, sentirá a falta de Gustavo Kuerten, mas encontrará uma verdadeira seleção de feras do esporte: Andre Agassi, Björn Borg, Patrick Rafter, Boris Becker, Ivan Lendl, Jim Courier, Michael Chang e Pete Sampras.

Corrida ao topo

Por ser um simulador, 'Top Spin 4' conta com um modo carreira completo, onde o jogador inicia escolhendo características físicas, roupas e acessórios que serão utilizados durante a dura jornada ao topo do ranking. A cada vitória, o jogador destrava um pacote de roupas das principais patrocinadoras do esporte.

O modo, que é dividido por meses, conta com jogo treino, evento e jogo válido para a temporada. Nos treinos e eventos, o jogador não disputa colocação no ranking, mas ganha pontos, que são utilizados para melhorar o personagem e fãs para engrossar a torcida. Já nos jogos oficiais, além dos pontos de melhora, o aspirante a tenista tem a oportunidade de melhorar a colocação nos principais rankings da temporada.

Pontos perfeitos

A jogabilidade de 'Top Spin 4' beira a perfeição. Nem sempre o ponto sai nas primeiras trocas, forçando o jogador a cansar o adversário, até que ele erre. Fui obrigado a forçar o ponto várias vezes, pois já estava mais cansado que o adversário e precisava ganhar logo.

Os controles são simples, mesmo se tratando de um simulador perfeito. O segredo esta no controle da força, tem que dominar bem a hora exata de soltar o botão, principalmente na hora de sacar. Falando em um dos principais fundamentos do esporte, ele vai melhorando com o passar do tempo.

Falta de expressão

Diria que o único problema de 'Top Spin 4' é a falta de expressão dos jogadores, torcida, juízes e gandulas. Parece que os personagens estão sem vida, sem contar que os elementos ao redor da quadra são meramente decorativos. É comum notar torcedores fazendo o mesmo gesto e a bolinha batendo nos gandulas, sem que os mesmos desviem.

Vale cada centavo

'Top Spin 4' é sem dúvida, o melhor simulador de tênis já lançado. Divertido, bonito e fácil de aprender, é bem provável que acabe viciando até mesmo quem nunca jogou o esporte. A falta de expressão dos personagens é um ponto que pode frustrar, mas se o objetivo é apresentar um simulador com jogabilidade e personagens reais, não deve afetar a experiência final.

O jogo da 2K Games vale cada centavo e pode ser encontrado para Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii.

Jogo foi testado no console Xbox 360

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade