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Confira análise de "SOCOM 4: U.S. Navy SEALs" para PS3

26 abr 2011 - 16h18
(atualizado em 10/4/2013 às 16h14)
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'SOCOM 4', franquia exclusiva da Sony para o console PlayStation 3, conta com diversas compatibilidades para a melhoria da jogabilidade, como suporte 3D, headset e, além do controle Dualshock comum, o sensor de movimentos PS Move, que pode ser aprimorado encaixando a pistola Move Sharp Shooter.

'SOCOM 4: U.S. Navy SEALs' é um dos títulos exclusivos para o PS3.
'SOCOM 4: U.S. Navy SEALs' é um dos títulos exclusivos para o PS3.
Foto: Divulgação

» Veja imagens do jogo

» Veja trailer do game

» Conheça alguns dos segredos de 'SOCOM 4'

Game leva o jogador ao sudeste da Asia, onde um exército revolucionário tomou o controle do país que bordeja o Estreito de Malaca, um canal que liga os oceanos Pacífico e Índico entre Malásia e Indonésia. A idéia é entrar profundamente em florestas inóspitas, cidades em ruínas, tudo a fim de caçar os rebeldes dentro do seu próprio território.

Pontos positivos

Logo de cara o jogador encontra um menu em português (de Portugal, mas já ajuda na compreensão dos diálogos e explicações das fases), as missões também estão no idioma de Portugal. O problema aqui é que não é possível alterar o áudio para o inglês e apenas manter as legendas em português.

A franquia 'SOCOM' tem como fama a possibilidade de comandar e planejar táticas de ataque com sua equipe, ou se o jogador assim preferir, pode simplesmente ir pra cima do inimigo atirando e explodindo tudo pela frente. Tais possibilidades se acumulam em uma espécie de personalidade do jogador, ou seja, se é mais agressivo ou se é mais tático.

Uma forma de jogar 'SOCOM 4: U.S. Navy SEALs' completamente diferente do habitual é com o uso do PS Move acompanhado do Sharp Shooter, o sistema de combate se torna mais atrativo e empolgante,levando ao jogador uma nova experiência.

Graficamente o jogo é digno de elogios. 'SOCOM 4' reúne uma grande quantidade de belos cenários e possibilita interagir com objetos da tela. Isso fica visível ao acertar certos locais, gerando uma grande quantidade de estilhaços pela local.

As batalhas são desafiadoras, impossibilitando que o jogador se esconda atrás de algum muro ou barreira atirando protegido. Os inimigos acabam por obrigar o jogador a ser ágil nos tiroteios, pois granadas, mísseis e balas circulam por todo canto. Sua equipe deve ser comandada para ajudar da forma mais eficaz e rápida nestes confrontos.

O Jogador pode optar por duas equipes distintas. A amarela é formada por combatentes silenciosos e furtivos, já a azul, é um grupo para o confronto direto. Com o passar do tempo, o jogador aprende como usar cada equipe e tirar o máximo de cada combatente.

Algo que chama atenção é a tentativa da desenvolvedora Zipper Interactive de aproximar o jogo aos filmes de ação. Durante as animações de corte encontradas no game, é possível notar os movimentos de câmera rápidos e dinâmicos que é facilmente remetido as obras cinematográficas.

Pontos negativos

Apesar do game contar com diversos modos de ação e estratégia, uma das coisas mais incômodas são as ordens dadas a sua equipe e que não são realizadas exatamente como o jogador espera, além do fato de quando o tiroteio está intenso e a equipe do jogador se vê cercada de inimigos, os mesmos não se movem para buscar proteção, apenas ficam parados sendo alvos fáceis até que receba ordens para se mover para outro local. (O que é complicado de se realizar quando o jogador também está ocupado tentando sobreviver aos ataques inimigos).

Apesar da possibilidade de uso do Move Sharp Shooter, o game não foi desenvolvido com foco direto no controle de movimentos, apenas como uma forma alternativa de se jogar 'SOCOM 4'. Isso é notável após algum tempo segurando a arma fictícia, o controle se torna cansativo de ser utilizado, deixando a impressão que o jogo pode ser aproveitado melhor com o Dualshock comum do PS3.

Apesar da possibilidade de elaborar estratégias, o jogo peca pela ausência de um sentido tático mais profundo e jogabilidade diferenciada, por exemplo: no game não utiliza veículos ou desafios diferentes, o negocio é entrar, atirar e matar. A história fraca do jogo também auxilia a cansar o jogador que pode se sentir entediado por um enredo que não prende a atenção.

Apesar do destaque positivo dos cenários e gráficos do jogo, a alternância da mira de primeira pessoa para retornar a terceira pessoa é feita com um "salto" bizarro que assusta nas primeiras impressões do game. Outro ponto ruim são as explosões e o fogo graficamente fracos e mal detalhados, isso acontece quando o jogador olha com um pouco mais de atenção.

Conclusão

'SOCOM 4 : U.S. Navy SEALs' para PS3 deixa a desejar pelo histórico de ótimos games de ação exclusivos do console da Sony como 'Killzone' e 'Uncharted'. Para os jogadores que possuem a maior parte do foco dos jogos de ação no conflito direto, veloz e com menos elaboração de táticas, o game pode acabar sendo classificado como maçante, apenas sendo aproveitado na matança online.

Já para os jogadores mais pacientes e que gostam de aproveitar da possibilidade estratégica disponível no game, o jogo se torna divertido apesar de seu fraco enredo. A compatibilidade do jogo com o Move Sharp Shooter é muito bem-vinda para uma experiência diferente de jogo, um ótimo diferencial dentre os jogos de ação.

As animações (Também conhecidas como cut-scenes) são ótimas, com diversos detalhes gráficos e dinâmicas de câmera que remetem aos filmes de ação, apesar disso, o foco se prende mais nos gráficos do que na história do game. A jogabilidade é repetitiva, mas divertida. 'SOCOM 4' é um bom game, mas não vai além disso.

Fonte: Terra
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