Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em novo software de X360, até crianças criam games

8 jan 2009 - 11h53
(atualizado às 12h22)
Compartilhar

A Microsoft anunciou um novo software de criação de jogos para Xbox 360 que até crianças e pais podem usar, o Kodu. De acordo com a empresa, a novidade a ser lançada este ano não exige nem mesmo conhecimentos básicos em programação e permite o desenvolvimento de títulos em questão de minutos. Por ser destinado ao público que não é "hardcore" e exigir apenas o controle do próprio videogame para ser operado, o Kodu será ainda mais fácil que o XNA Game Studio, ferramenta que permite a criação de títulos variados - desde os casuais até os muito complexos - e que exige um mínimo de experiência em programação.

Kodu é organizado basicamente em forma de imagens e pode ser operado com o próprio controle do videogame
Kodu é organizado basicamente em forma de imagens e pode ser operado com o próprio controle do videogame
Foto: Reprodução

» Veja foto ampliada

» Gerente da Microsoft mostra como o XNA é fácil

» Street Fighter vira palhaçada em LittleBigPlanet

» Jogue os webgames gratuitos

A vantagem do Kodu é que sua interface é basicamente organizada em imagens. Com recursos avançados por trás dos ícones, os usuários podem dar vida a vários personagens e itens, bem como cenários e veículos de transporte. Cerca de 20 avatares pré-carregados estão previstos e eles devem acompanhar fases que podem ser usadas como modelos para criações inéditas.

Apesar de voltado principalmente a jogos, o Kodu pode servir também como ferramenta educativa para crianças e pais, conforme aponta Chris Satchell, chief technology officer da Microsoft; a idéia é fazer com que a programação de ações dos personagens se torne algo divertido.

Dentre as referências para o desenvolvimento do Kodu está o game LittleBigPlanet, da Sony exclusivo para o console PlayStation 3, que transforma simples jogadores em protagonistas do universo da produção: a partir de avatares baseados no mascote Sackboy, é possível elaborar fases inteiras com muita liberdade, incluindo paródias e minigames.

O software foi anunciado durante o evento Consumer Electronics Show, em Las Vegas, e seu preço sugerido ainda não foi divulgado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra