inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

Quase 2 mil jogos já foram criados para o iPhone

06 de novembro de 2008 10h15 atualizado às 10h40

Usuários de iPhone baixam mais jogos em comparação com os donos de outros smartphones ou celulares. Foto: Reprodução

Usuários de iPhone baixam mais jogos em comparação com os donos de outros smartphones ou celulares
Foto: Reprodução

O iPhone tem se provado uma plataforma importante para a distribuição de jogos portáteis, e até o momento cerca de 1,7 mil jogos já foram criados para o smartphone desde junho, quando foi lançada a loja online App Store.

» Atari lança jogos clássicos para o iPhone
» Microsoft aguarda hora de levar jogos para iPhone
» Repórter testa iPhone 3G e diz que jogos impressionam
» Jogue os webgames gratuitos

Segundo o blog Kotaku, o número de games desenvolvidos para o celular da Apple é duas vezes maior que o número da segunda categoria mais recheada da App Store.

Um artigo publicado pelo jornal Los Angeles Times afirma que 25% dos proprietários do iPhone já baixou ao menos um jogo para seu aparelho, número que contrasta fortemente com figuras gerais que indicam que 6% dos proprietários de celulares já baixou algum jogo para seu dispositivo.

A matéria do LA Times, acessível pelo atalho tinyurl.com/5fpep9, cita casos interessantes como o de John Furrier, de 43 anos, que precisou comprar um iPod Touch (aparelho com recursos semelhantes ao iPhone, mas que não realiza chamadas) para seu filho de 13 anos - que praticamente abandonou o videogame - e também o de Neil Young, executivo que saiu da Electronic Arts para formar uma companhia dedicada ao desenvolvimento de games para os portáteis da Apple. Young (que tem o mesmo nome do famoso roqueiro, mas nenhum parentesco) deixou a companhia em junho deste ano, segundo o site 1Up.

A plataforma da Apple recebe aplicativos e programas escritos por programadores independentes, mas também possui grandes companhias em seu catálogo. Entre os grandes estúdios estão a Sega e seu game Monkey Ball e a Electronic Arts, que lançou uma versão do simulador Spore para o aparelho.

Para o blog Kotaku, a Apple precisa continuar se policiando para que não aconteça o mesmo problema que aconteceu com a Microsoft e seu Xbox Live Arcade. Depois de passar a aceitar jogos de desenvolvedores independentes e se tornar uma plataforma cobiçada, perdeu o filtro e agora os bons jogos se misturam a uma série de clones e games ruins.

Até o momento, nenhum dos jogos para iPhone está à venda no Brasil.

Magnet
Magnet