inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

Academias atraem geeks com videogames

05 de novembro de 2008 12h46

As academias dos EUA estão desenvolvendo programas de exercícios em que os participantes podem perder alguns quilos enquanto jogam videogame.

» Games 'ativos' ajudam contra a obesidade infantil, diz pesquisa
» Videogame ajuda jovens pacientes de câncer a tomar remédios
» Wii é usado para reabilitação de pacientes em hospital
» Jogue os webgames gratuitos

Esse tipo de projeto, apesar de parecer totalmente "nerd", tem atraído um público antes mais sedentário, que representa a nova geração cercada por tecnologia e que não dedicam seu tempo à malhação.

De acordo com o site Portfolio.com, academias e até mesmo escolas têm adotado os novos videogames com o objetivo de melhorar seus métodos de exercícios.

"Os jogos estão por aí há 25 anos. É de se espantar que as pessoas não tenham usado isso para um entretenimento mais ativo antes", afirma Brian Button, CEO da Expresso Fitness, uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de novas formas de exercícios.

Entre os novos aparelhos mais comuns nas academias estão a S3 (criada pela Expresso Fitness) - bicicleta ergométrica ligada a uma tela LCD de 19 polegadas Wi-Fi - e o videogame da Nintendo Wii. "O que é interessante a respeito do Wii Fit (game voltado diretamente para os exercícios físicos em que se pode até mesmo praticar ioga e pilates) e outros games que encorajam as pessoas a se movimentarem é que eles andam com as próprias pernas" destaca um representante da empresa, Marc Franklin. "Escolas, hospitais e centros de reabilitação física incorporam esses games sem haver encorajamento por parte das empresas", completa.

Segundo o diretor de operações da Crunch, que possui 30 academias que utilizam os jogos espalhadas pelos Estados Unidos, "essas tecnologias e iniciativas são inovadoras e podem ajudar a tirar da mente a idéia de que fazer exercícios pode ser uma coisa dolorosa". Worts acredita que os games conquistam membros para as academias que não necessariamente gostam de exercícios.

No Brasil, algumas academias também têm incorporado o uso dos games. Conforme publicado na revista Época, no Rio de Janeiro a Upper Academia mantém uma aula chamada Wii Fitness, por exemplo. Em São Paulo, a Activa transformou bicicletas ergométricas em um jogo competitivo que obriga a pessoa a pedalar.

Cedric Bryant (diretor de operações da ACE), entretanto, alerta para a importância dos exercícios físicos comuns para a saúde: "Ao mesmo tempo em que se consegue tirar jogadores tradicionais do sofá e resultados de pesquisas mostram que os jogos do Wii oferecem benefícios cardíacos, acredita-se que não há substituto para os esportes reais".

Magnet
Magnet