inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

Real Football 2009 é futebol na tela do celular

13 de outubro de 2008 23h46 atualizado em 14 de outubro de 2008 às 18h21

Rogério Ceni ao lado de Luca Beting, 10 anos, em apresentação do Real Football 2009; é mais parecido com Fifa, afirma o garoto ao  Terra. Foto: Marcelo Pereira/Terra

Rogério Ceni ao lado de Luca Beting, 10 anos, em apresentação do Real Football 2009; "é mais parecido com Fifa", afirma o garoto ao Terra
Foto: Marcelo Pereira/Terra

A empresa Gameloft anunciou nesta segunda-feira (13) em São Paulo o lançamento do game Real Football 2009, desenvolvido para celulares. A novidade, apresentada como o jogo de futebol mais realista e atual do mundo para dispositivos móveis, contou com a apresentação do goleiro Rogério Ceni e do jornalista Mauro Beting, que mostraram na prática como um esporte tão disputado nos controles de videogame pode também divertir na tela dos celulares.

» Veja foto ampliada
» Veja foto do game

» Fifa 09 é lançado no Brasil por R$ 99,90
» Estúdio anuncia MMOG de futebol inédito no Brasil

Para começar, a temporada 2009 de Real Football foi trabalhada para garantir alguns detalhes importantes dentro do universo dos títulos de futebol considerados realistas, como a animação tridimensional dos jogadores pensada a partir de cada movimento realizado num campeonato de verdade e a ambientação dos estádios, que contam com os mesmos gritos de torcida que marcam os consoles de mesa.

Dentro do campo virtual, Rogério Ceni, que se diz um fã de jogos de videogame, mostrou que é preciso muito treino para se adaptar às teclas pequenas dos celulares. Apesar da dificuldade inicial, o goleiro se mostrou impressionado com a definição da imagem na tela do aparelho, que na apresentação era o modelo Nokia N95, com tela de 2,6 polegadas e resolução de 240 por 320 pontos. Após algum tempo em campo, basta se adaptar às teclas numéricas para executar passes, dribles e, logicamente, chutes a gol - lembrando que os jogadores podem se movimentar tranqüilamente por meio da alavanca central do celular, o que aproxima a plataforma dos joysticks dos consoles de mesa.

Além dos termos técnicos ligados à parte visual e à movimentação dos modelos na tela, a montagem de táticas de equipe e seleção dos jogadores segue o mesmo padrão de outras franquias já conhecidas pelos fãs de futebol virtual, como Fifa e Winning Eleven: os times podem ser preparados de forma cuidadosa antes de entrarem em campo e em disputas dentro de estádios como San Siro, em Milão; Old Trafford, em Manchester e Santiago Bernabéu, em Madri.

Para quem gosta de personalizar um time do começo ao fim, Real Football 2009 traz um recurso para que as equipes previamente criadas sejam importadas e treinadas no Manager Edition 2009. Assim que as criações terminam, a tecnologia Bluetooth dos celulares entram em cena para garantir suporte em tempo real às partidas com mais de um jogador. Segundo Baudouin Corman, diretor de vendas e marketing para a América Latina da Gameloft, o objetivo é que o usuário treine e seja também um ótimo técnico de futebol. "Assim, ele mostrará para o mundo todo quem é o verdadeiro campeão do Real Football 2009", comenta. No endereço http://realfootball.gameloft.com/web/index.php os gamers podem comparar suas posições e progressos com outros participantes ao redor do mundo.

Além de Rogério Ceni, os filhos do jornalista Mauro Beting - Luca Beting, de 10 anos, e Gabriel Beting, de 7 - também entraram no comando do celular para mostrar quem é que manda no campo virtual. Após a apresentação oficial do produto, os garotos revelaram ao Terra que jogam de tudo quando o assunto é futebol e que, se fosse para comparar o Real Football 2009 com outras franquias no mercado, certamente ele se aproximaria mais do Fifa do que do Winning Eleven. Quando a questão é fazer gol, Luca assumiu que seu recorde foi mandar a bola na rede duas vezes em uma só partida, o que evidencia uma preocupação do time de criação em evitar o problema das "goleadas fáceis".

Numa rápida passagem pelas configurações do jogo, o novo Real Football não faz feio: ele permite ajustes de duração das partidas, nível de dificuldade, seleção de estádio, condição do tempo (chuvoso, ensolarado e nublado por exemplo), horário (dia ou noite) e regras básicas para definir a existência ou não de prorrogação e pênalti. Decidida a parte técnica, basta determinar a cor do uniforme, confirmar a estratégia e a formação do time e iniciar a jogada.

O game pode ser baixado inicialmente pelos usuários da operadora Claro no site www.claroideias.com.br pelo preço de R$ 9,99.

Redação Terra