inclusão de arquivo javascript

Playstation 3
 
 

PS3 entra para o Guinness

13 de novembro de 2007 10h45

O PlayStation 3, console de última geração da Sony, foi reconhecido pelo Guinness, popular livro sobre recordes mundiais, como integrante da mais poderosa rede de computação distribuída do planeta, informou o site Daily Tech.

» Veja telas de jogos para Playstation 3

A façanha foi alcançada graças à participação do console de última geração da Sony no projeto científico de análise de dobraduras de proteínas chamado Folding@home, da Universidade de Stanford. Tal participação foi e registrada em 21 de setembro, quando a rede criada ultrapassou a marca de um petaflop - medida de velocidade de processamento equivalente a mil teraflops ou ainda mil trilhões de flops ("floating point operations" - operações matemáticas de ponto flutuante).

"Ter o Folding@home reconhecido pela publicação Guinness World Records como a rede de computação distribuída mais poderosa do mundo é um reflexo da extraordinária participação de jogadores e consumidores ao redor do planeta, e estamos muito gratos por isso", disse professor de química de Stanford, Vijay Pande, líder do projeto.

De acordo com o vunet.com, o Cell Broadband Engine - chip desenvolvido em parceria por Sony, Toshiba e IBM que conta com seis elementos de processamento extremamente rápidos ¿ permite que os cientistas façam grandes progressos no estudo do enovelamento de proteínas e sua ligação com doenças como os Males de Alzheimer e Parkinson, além de certos tipos de câncer.

"Está claro que nenhum dos avanços conseguidos em nossos estudos sobre várias doenças diferentes teria sido remotamente possível sem o poder do PS3; que fez os recursos de nossa pesquisa crescerem com uma rapidez surpreendente", avaliou Pande.

Até recentemente, o programa Folding@home usava somente o poder computacional ocioso de computadores pessoais de usuários ao redor do mundo, acrescentou o vunet.com. A inclusão do PS3 no projeto, em 15 de março desse ano, contribuiu para que mais de 670 mil usuários do console se juntassem à iniciativa, possibilitando a quebra da barreira do petaflop.

Magnet
Magnet