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Playstation 3
 
 

Sony planeja a volta de filmes em PSP

20 de dezembro de 2006 12h50

A Sony pode entrar no mercado de download de filmes para portáteis no começo de 2007. Embora a idéia de permitir que o aparelho reproduza filmes não seja nova, o novo modelo proposto ainda não foi testado no PSP.

A decisão poderá transformar o videogame portátil em real competidor do iPod, da Apple, que permite a compra legal de filmes e reprodução posterior no dispositivo. O proprietário do aparelho da Sony poderá comprar a licença, fazer o download e posteriormente reproduzi-lo no PSP, conforme noticiou o Financial Times.

Para isso a Sony, que já vendeu 20 milhões de PSPs no mundo todo, planeja firmar parceria com diversos sites de vendas. Pelo fato de não exigir o lançamento de um novo PSP ou a compra de um hardware adicional, o serviço está um passo mais próximo de ser bem sucedido.

Segundo o site IGN, no passado, a Sony tentou emplacar sua tecnologia UMD (formato de disco exclusivo do portátil) que por seu baixo sucesso foi abandonado pelos estúdios, que entendiam que os consumidores preferiam usar o videogame para jogo, em vez de pagar mais US$ 40 por um filme que provavelmente já possuiriam em DVD.

No novo serviço, desenvolvido pela Sony Pictures Home Entertainment, após baixar o filme no computador, o usuário precisará passá-lo para um cartão de memória. Um cartão de 4 GB, a máxima capacidade disponível no momento, permitirá gravar cerca de 10 filmes.

Sites de vendas como o Amazon.com, além de sites de download de filmes como o Movielink e o CinemaNow já estão conversando com a Sony sobre uma parceria pelo serviço, que não deve ser compatível com o iTunes Store, da Apple, plataforma mais popular de download de filmes e exclusiva do iPod.

Mike Goodman, gerente de programação de entretenimento digital da firma de pesquisa Yankee Group, diz que a decisão da Sony pode abrir o mercado de download de vídeos para a companhia, mercado que, mesmo novo, deve crescer exponencialmente durante os próximos cinco anos.

A Strategic Analytics prevê que a renda global da venda de vídeos online seja de US$ 298 milhões em 2006, mas cresça para US$ 1,5 bilhão até o fim de 2007, atingindo US$ 5,9 bilhões em 2010.

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