inclusão de arquivo javascript

Playstation 3
 
 

Lançamento do PlayStation 3 causa frenesi nos EUA

17 de novembro de 2006 10h32 atualizado às 16h16

Console de última geração da Sony é lançado nos EUA. Foto: Reuters

Console de última geração da Sony é lançado nos EUA
Foto: Reuters

Milhares de fãs de videogames formaram filas na manhã de sexta-feira nos Estados Unidos, na esperança de estarem entre os primeiros norte-americanos a comprar o novo console da Sony, o PlayStation 3.

Diversos deles pareciam cansados, depois de dois dias diante da loja da Sony na região central de Manhattan. Alguns chegaram a apanhar objetos na rua para conseguir algum conforto enquanto esperavam na fila. Transformaram sacos de papel picado jogados no lixo por escritórios em cadeiras, e um homem se protegia da chuva sob a cúpula descartada de uma luminária.

O tom de celebração compensava o que até agora vem sendo um ano difícil para a japonesa Sony, que sofreu com as ordens de recolhimento de 10 milhões de baterias de notebooks, atrasos no lançamento do PS3 e a crescente guerra de preços no mercado de televisores de tela plana.

O presidente-executivo da Sony, Howard Stringer, optou por desconsiderar os problemas de sua empresa e brincou com a multidão de consumidores, a maioria vestida de jeans e camiseta.

"Eu sei que estou aqui usando um terno estúpido, mas estou muito, muito feliz", disse ele à multidão.

A Sony certamente deve faturar milhões de dólares na sexta-feira, e existe a expectativa de que cerca de 400 mil unidades estejam disponíveis para venda, uma semana depois do lançamento inicial, no Japão. Dependendo do tamanho do disco rígido que o equipa, um PS3 é vendido por 500 ou 600 dólares.

Mas a Sony deve perder dinheiro com cada unidade vendida, inicialmente. O PS3, além de executar jogos, permite navegação na Web, download de vídeo e música e exibição de filmes, com o seu drive Blu-ray de alta definição. O uso do Blu-ray e de outros componentes sofisticados elevou o custo de produção, e isso gerará profundo prejuízo para a divisão de jogos da Sony no ano fiscal que se encerra em março.

Angel Paredes, que esperou na fila quatro dias e enfrentou diversos temporais, foi a primeira pessoa a comprar um PS3 nos Estados Unidos, e disse que não pretende vender sua máquina, mesmo que muita gente especule que seja possível obter até dois mil dólares pelo console.

Kamau Romero, 24, educador que estava na terceira posição da fila, não estava tão certo. "Será preciso uma oferta muito alta para que eu abra mão da máquina, mas nada é impossível."

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.