inclusão de arquivo javascript

Playstation 3
 
 

Fundador da Atari prevê fracasso do PlayStation 3

09 de novembro de 2006 11h18 atualizado às 11h27

O guru dos jogos Nolan Bushnell, fundador da Atari, deu sua opinião pessoal a respeito da nova geração de consoles. O veterano se declarou curioso para conhecer o Wii, da Nintendo; disse que gosta do Xbox 360, da Microsoft; mas não aposta suas fichas no PlayStation 3, da Sony.

Em uma entrevista ao site Red Herring, Bushnell chamou a Sony de "arrogante e volúvel", e disse que acha que a companhia está "atirando no próprio pé". Ele está apostando no fracasso do novo console.

"O preço é provavelmente insustentável", declarou referindo-se aos preços dos consoles entre US$ 499 e US$ 599. "Por anos e anos foi muito difícil de lidar com a Sony do ponto de vista de um desenvolvedor", afirmou, dizendo também que as ferramentas de desenvolvimento da empresa eram "horríveis".

Quanto ao sucesso passado dos PlayStation 1 e 2, que venderam mais de 100 milhões de unidades cada, Bushnell diz que não acha nada brilhante, atribuindo o sucesso ao momento. "Eles tinham o preço certo na hora certa (e foram) quase vencedores acidentais", declarou dizendo que não se surpreenderá caso a Sony venda menos de um milhão de unidades em um ano.

O empresário também atacou a Atari, dizendo que hoje a empresa não é nada comparada ao que já foi um dia, e que não possui presença significativa no cenário atual dos videogames. Em 2003 a Atari foi comprada pela distribuidora e desenvolvedora francesa de jogos Infogrames.

Segundo o site GameSpot, desde 1971, quando em conjunto com Ted Dabney fundou uma das mais importantes empresas da história dos videogames, Bushnell já criou mais de 20 diferentes companhias, sendo a última a uWink Media Bistro, um restaurante em Woodland Hills, Califórnia, onde os clientes podem jogar videogames em suas mesas.

As opiniões de Bushnell vão contra a de analistas que acham que em alguns anos a Sony se tornará a vencedora da nova geração de consoles, com expectativa de até 30 milhões de unidades vendidas ao fim de 5 anos a partir da data de lançamento.

Magnet
Magnet