inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

Setor de games mira mulheres e idosos

25 de agosto de 2006 15h37 atualizado às 18h53

Katja Wombacher, 53, é exatamente aquilo que a indústria do videogame está procurando em sua tentativa de modificar a imagem do setor como passatempo de jovens viciados em jogos eletrônicos. Abandonar o mercado estereotipado dos videogames, atraindo mais mulheres e jogadores mais velhos, é essencial se o setor, cujo faturamento anual já atinge os US$ 30 bilhões, deseja continuar crescendo com a mesma velocidade.

"Gosto de jogar por alguns minutos, para relaxar durante o trabalho", disse Wombacher na abertura de uma das mais importantes feiras de tecnologia do setor, em Leipzig, na quinta-feira. Ela joga os chamados videogames casuais, como paciência online, por mais de uma hora ao dia, mas até agora não experimentou jogos em consoles de videogame como o Xbox ou o PlayStation.

E o setor precisa de mais jogadores como Wombacher. "O setor de jogos está tentando deixar para trás sua associação com os usuários viciados em tecnologia", disse Kristian Segerstrale, diretor de operações européias da Glu Mobile, a terceira maior produtora mundial de jogos para celulares. A japonesa Nintendo espera atingir novos jogadores como Wombacher, com o lançamento de seu novo console Wii, que funciona por meio de um controlador dotado de sensor de movimentos.

"Os controles usados nos videogames impedem que usuários não familiarizados com o setor experimentem videogames", disse Bernd Fakesch, diretor de operações da Nintendo na Alemanha. A Nintendo obteve sucesso com seu jogo "Brain Age", para o console portátil Nintendo DS. O jogo obteve grande sucesso entre pessoas mais velhas ao trazer desafios para desenvolver o raciocínio dos usuários.

Uma característica essencial do Wii é um controlador que poderá ser operado com uma só mão. O aparelho se assemelha a um controle remoto e usa sensores de movimento para permitir que os usuários controlem um jogo brandindo-o como uma espada, taco de beisebol ou varinha de condão. "A combinação perfeita para o Wii seria, evidentemente, Harry Potter", disse Gerhard Florin, diretor de operações internacionais da Electronic Arts, a maior produtora mundial de videogames.

A Nintendo lançará o Wii antes da temporada de festas de final de ano.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.