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Nintendo fica fora da lista de marcas mais valiosas do mundo

Após 14 anos, empresa foi considerada “atrasada” frente às concorrentes

18 nov 2015 - 10h00
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A Interbrand, consultoria inglesa especializada em avaliação de marcas, publicou em outubro o Best Global Brands, relatório anual que lista as 100 marcas mais valiosas do mundo. E pela segunda vez – a primeira foi em 2001 –, a Nintendo não apareceu entre as contempladas. Para quem acompanha a empresa, no entanto, não houve surpresa.

O relatório leva em conta três aspectos-chave: o desempenho financeiro dos produtos e serviços da marca; a influência que exercem no processo de escolha do cliente e a capacidade de superar a concorrência; e a força em assegurar ganhos para a empresa.

Apesar de sua importância histórica para os videogames, atualmente, a criadora do Super Mario está atrasada em relação às rivais. Enquanto Sony e Microsoft investem em tecnologia, a Nintendo está fora redes sociais e do universo online, presente em todos os demais aparelhos.

Tudo começou com o lançamento do Nintendo Wii, que prometia trazer uma tecnologia revolucionária. Porém, os gráficos de jogos não foram atualizados e, por isso, ficaram ultrapassados em relação ao Xbox 360 e PlayStation 3.

O problema aumentou com a apresentação do console Wii U, que traz um hardware parecido com o da geração anterior, controle original e uma promessa de novidade, que, infelizmente, ficou só no papel.

Wii U foi lançado no Brasil em 26 de novembro de 2013
Wii U foi lançado no Brasil em 26 de novembro de 2013
Foto: Nintendo / Reprodução

A expectativa de lançamento do novo produto era de alavancar as vendas, mas isso não ocorreu. No anúncio, uma dúvida saltou aos olhos do consumidor: Wii U era um console novo ou um acessório do Wii? Resultado: o novo console não vendeu.

Em 2014, diversos boatos tomaram conta da companhia, como a sua retirada do mercado brasileiro de games e a dificuldade financeira encontrada no Japão, resultando na 100ª colocação no relatório.

A 16ª edição do relatório da Interbrand mostrou que experiência nem sempre é sinônimo de sucesso, principalmente em um universo cada vez mais competitivo como o de videogames. Atualmente, mais concorrentes estão entrando no mercado, ainda que de forma indireta. A Apple, por exemplo, oferece acesso a jogos de onde estiver e a qualquer momento.

A grande falha da Nintendo, na opinião de especialistas, foi não conseguir laçar a oportunidade da procura por entretenimento, muito por conta do crescimento do digital, em que os preços são menores e muitos games são gratuitos.

Fonte: Dialoog Comunicação
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