PUBLICIDADE

Jogos violentos não levam a conduta antissocial, diz estudo

5 jul 2013 13h20
| atualizado em 6/7/2013 às 00h10
ver comentários
Publicidade
Jogo violentos não refletem no comportamento social das pessoas, concluiu pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália
Jogo violentos não refletem no comportamento social das pessoas, concluiu pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália
Foto: Getty Images

Jogos violentos não incitam condutas antissociais, concluiu um estudo recente da Universidade de Queensland, na Austrália, segundo informações do site GameSpot.

Ao aplicar testes de sociabilidade após as pessoas jogarem games violentos e não-violentos, a pesquisa não conseguiu indicar nenhuma tendência específica de comportamentos antissociais nos grupos de voluntários.

Foram três testes diferentes, envolvendo 160 estudantes universitários, sendo 55% deles do sexo masculino, com idades entre 17 e 43 anos. Aos voluntários foi dada a missão de jogar aleatoriamente jogos antissociais (GTA IV), violentos (modo zumbi de Call of Duty: Black Ops), não-violentos (Portal 2) e “pro-social” (World of Zoo), por 20 minutos. Na fase seguinte, apenas dois jogos era apresentados, Portal 2 e GTA IV. No terceiro experimento, foi dado aos voluntários sessões de oito minutos com o jogo de estratégia Lemmings e sua versão violenta, Lamers.

Após cada etapa, era dado um teste com perguntas sobre o nível de interesse, frustração e tensão durante o jogo, mas o que a equipe realmente avaliava eram as reações dos voluntários ao meio-ambiente, como, por exemplo, ajudar – ou não – o fiscal que propositadamente derrubava uma caneta no chão. Em todos os testes, as pessoas se comportaram de uma maneira relativamente igual.

"Enquanto o estudo não oferece evidências definitivas sobre os games violentos não afetarem o comportamento social, tudo indica que preocupações anteriores sobre o impacto negativo desses produtos sobre os jogadores sejam desproporcionais ou equivocadas", concluiu o estudo.

A pesquisa foi conduzida em 2010 por Greitemeyer e Osswald e publicado no Journal of Experimental Social Psychology (Jornal de Psicologia Social Experimental, em tradução livre). 

<a data-cke-saved-href="http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe.htm" href="http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade