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Manhunter é violento, nojento e chocante. Foto: Divulgação

Manhunter é violento, nojento e chocante
Foto: Divulgação

Os criadores de Manhunt tiveram sucesso ao criar um jogo que é muitas vezes violento, nojento e chocante, além de enfadonhamente repetitivo e terrivelmente difícil.

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  • A história começa com a execução simulada do assassino condenado James Earl Cash. Ele é atado à mesa de execução mas recebe uma injeção de sedativos em vez de drogas mortais.

    Ele desperta na câmara da morte e descobre que se tornou o astro de uma série de snuff films. Cash é solicitado pelo diretor da Valiant Video, Lionel Starkweather (maravilhosamente dublado pelo ator Brian Cox, o Hannibal Lecter original do filme Manhunter de 1986), a cometer crimes reais para que sejam filmados.

    No lugar de Cash, você deve percorrer as ruas sujas de Carcer City, uma cidade do Meio-Oeste americano, matando bandidos e líderes de gangues das formas mais brutais ao longo de 20 fases. Produzir as mortes mais repugnantes para abrilhantar os vídeos de Starkeweather é importantíssimo. A maneira pela qual você mata é classificada num sistema de cinco estrelas. Ganhei várias notas de uma ou duas estrelas ao chegar por trás das vítimas e cortar-lhes o pescoço. Notas mais altas são ganhas quando você acrescenta horror aos seus atos.

    Siga as instruções do personagem Starkweather, e ele vai vibrar de satisfação. "Os corpos estão se empilhando bem", ele diz. "Vamos conseguir ótimas imagens aqui".

    Entre os instrumentos letais que você usa estão sacos plásticos para sufocar, cacos de vidro e arames. Mais tarde, você obtém foices, serras elétricas e uma ampla variedade de armas de fogo, algumas carregadas com munições de ponta oca.

    Uma das incoerências de Manhunt é a necessidade de ser sorrateiro. Você precisa atrair suas vítimas para locais escuros onde não possa ser visto, e então surpreendê-los por trás para a matança. Num determinado momento, fui atacado por um guarda-costas apesar de me esgueirar pelas sombras e andar encostado nas paredes sempre que possível.

    Nem tente atacar os membros degenerados das gangues Skinz, Innocentz e Smiley cara a cara. Com raras exceções, a luta atrai outros inimigos que rapidamente acabam com você.

    Por nem sempre privilegiar a habilidade do jogador em atacar sem ser visto, Manhunt acaba de transformando numa repetitiva série de assassinatos medonhos. Falando sério: quantas vezes você vai querer ver o crânio de um sujeito virando uma pasta sanguinolenta?

    Os gráficos estilizados e granulosos da versão para PlayStation 2 que joguei (versões para Xbox e PC estão sendo prometidas para breve) são perfeitos para o estilo de filme violento e realista que serve de tema para o jogo.

    Manhunt não é o primeiro jogo a elevar (ou baixar, dependendo do seu ponto de vista) o nível da violência digital. Você se lembra de Mortal Kombat? Um dos golpes do jogo consistia em arrancar a coluna vertebral do adversário. Mais recentemente, Postal fez você andar pelo cenário matando gente com toda sorte de armamentos.

    Manhunt é bem produzido e constitui um desafio até para os melhores jogadores. Mas a carnificina acaba sendo mais um golpe de marketing para vender mais games do que uma parte interessante da história. Ele foi classificado nos EUA como apropriado para maiores de 17 anos. Eu me pergunto o que um jogo precisa mostrar para ser liberado apenas para adultos. Nota cinco.

    AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.