inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

Criadores de 'Call of Duty' farão jogos para Electronic Arts

12 de abril de 2010 13h47 atualizado às 13h56

Ex-líderes responsáveis por jogos de guerra  Call of Duty  e  Modern Warfare  fundam nova produtora e farão jogos para Electronic Arts. Foto: Divulgação

Ex-líderes responsáveis por jogos de guerra Call of Duty e Modern Warfare fundam nova produtora e farão jogos para Electronic Arts
Foto: Divulgação

A publicadora Electronic Arts (EA) anunciou a inauguração da produtora de jogos Respawn Entertainment. A grande novidade, entretanto, é que ela será liderada por Vince Zampella e Jason West, ex-executivos da Infinity Ward (da Activision), responsável pela spin-off Modern Warfare (MW) e por vários títulos da série de jogos de guerra Call of Duty (CoD).

» Jogue games online
» 'Bad Company 2' contra 'Modern Warfare': a vitória muda de lado
» Activision processa ex-executivos responsáveis por Call of Duty

A recém-nascida produtora terá total controle sobre suas propriedades intelectuais, enquanto a EA será responsável pela publicação e terá os direitos de distribuição de tudo o que a produtora criar via parceria com a EA (é o programa EA Partners).

Zampella e West serão os protagonistas e comandarão os projetos.

"Na década passada lideramos uma grande equipe de desenvolvimento e derramamos nossos corações para criar uma franquia épica", disse Zampella. "Estamos orgulhosos pelo que construímos -- e orgulhosos pelos milhões de fãs que curtiram nossos jogos. Hoje acreditamos que faremos tudo isso novamente -- abrindo uma nova produtora e criando novas marcas de jogos com a nova parceira, EA", finalizou.

"Agora que a equipe está no controle de seus jogos e marcas, podemos assegurar aos fãs um tratamento tão bom quanto eles merecem", adicionou West.

"Vince (Zampella) e Jason (West) são dois dos melhores líderes de criação na indústria de entretenimento. Aqui na EA estamos honrados com essa parceria e vamos dar apoio na contratação da equipe para que Zampella e Jason West voltem a criar jogos incríveis", disse Frank Gibeau, presidente da divisão EA Partners.

Activision vs EA (Zampella e West)
A produtora Respawn Entertainment é independente, dona de tudo o que criar, porém a EA será publicadora e distribuidora dos projetos que forem desenvolvidos via EA Partners, ou seja, os jogos que receberam o financiamento da EA.

A inauguração da produtora e a ligação dela com a EA representam algo maior: nada menos que a briga pela liderança no gênero de jogos de guerra e, sequencialmente, na indústria de entretenimento.

Os jogos de guerra são os mais vendidos e os mais caros entre todos os gêneros. Quer dizer, nos últimos anos quem lidera o segmento tender a liderar o mercado.

A EA é o segundo maior grupo independente da indústria de jogos eletrônicos. Adivinha quem é o primeiro: Activision Blizzard, que é proprietário da publicadora Activision e de mais de uma dúzia de produtoras.

Nos tribunais dos Estados Unidos, a dupla Zampella e West está em guerra contra a publicadora Activision. Os executivos dizem que foram demitidos injustamente, enquanto a Activision alega insubordinação e traição por parte de Zampella e West. A briga na justiça americana envolve cerca de US$ 36 milhões, dinheiro que inclui participação nos lucros, royalties e indenizações¿ conforme os ex-funcionários da Activision, que alega que ambos violaram contratos e responsabilidades fiduciárias.

As publicadoras Activision e EA são concorrentes na indústria de jogos eletrônicos. Por anos a EA dominou o gênero de jogos de guerra com as séries Battlefield (BF) e Medal of Honor (MoH), até que a Activision lançou a spin-off MW, renovando a série CoD e se tornando líder absoluta no gênero.

Atualmente, a série CoD tem mais de 55 milhões de cópias vendidas mundialmente e seu faturamento ultrapassou US$ 3 bilhões ao longo dos último sete anos. Aliás, somente a spin-off MW acumula mais de 39 milhões dessas cópias.

Enquanto Modern Warfare 2, lançado em novembro de 2009, é sucesso comercial, com mais de 25 milhões de cópias vendidas mundialmente, o mais recente jogo EA, Battlefield: Bad Company 2 é, conforme o jornal The New York Times, o melhor jogo, porque é "mais sofisticado, de maior imersão, muito mais divertido e simplesmente mais interessante (que MW2)".

Especial para Terra