inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

Super Street Fighter 4 vetou lutador de capoeira brasileira

25 de março de 2010 13h19 atualizado às 19h37

Lutador de capoeira brasileira foi vetado em  SSF4 . No lugar dele, entrou Hakan, praticante da exótica luta yagli gures. Foto: Divulgação

Lutador de "capoeira brasileira" foi vetado em SSF4. No lugar dele, entrou Hakan, praticante da exótica luta "yagli gures"
Foto: Divulgação

De acordo com o blog Capcom Unity, os produtores do jogo Super Street Fighter 4 vetaram a participação de um representante do estilo de luta "capoeira brasileira" entre os novos personagens do jogo.

» Jogue games online
» Jogo oficial da Copa do Mundo não tem narração em português
» Retorno de Tiger Woods é apoiado por produtora de jogos

O título é feito para os sistemas de jogos eletrônicos Playstation 3 (PS3), da Sony, e Xbox 360 (X360), da Microsoft. Quem assina o jogo é a produtora Capcom Corporation, da cidade de Tóquio, Japão -- com a colaboração da produtora Dimps, da cidade de Osaka, Japão.

O blog é oficial e traz relatos dos desenvolvedores do jogo. Conforme os produtores, antes da definição do décimo novo lutador, Hakan, havia a chance de se escolher um representante da capoeira brasileira.

Hakan vem da Turquia e usa uma exótica técnica para lutar. Ele se enche de óleo, fica liso (feito quiabo) e pode atear fogo no próprio corpo para atacar os oponentes. Seus golpes lembram os de luta-livre e seu estilo é chamado "yagli gures".

O diretor de arte, Toshiyuki Kamei, disse que "as duas últimas ideias eram a capoeira brasileira e o (estilo de luta) yagli gures turco".

Para o lutador (sim, era um homem) de capoeira brasileira, algumas ideias: umas delas era realizar "movimentos em que ele ficaria de cabeça para baixo e então atacaria", disse Kamei. A nacionalidade nem chegou a ser definida (embora o estilo de luta fosse o "brasileiro"), mas o capoeirista foi vetado em prol do ineditismo. "Preferimos escolher algo que não tínhamos feito, e assim adotamos o yagli gures", contou Kamei.

"Já tivemos uma capoeirista em um de nossos títulos anteriores", disse o diretor, Takashi Tsukamoto, em referência à personagem Elena, participante dos jogos Street Fighter 3 (episódios New Generation, 2nd Impact - Giant Attack e 3rd Strike - Fight for the Future). Mas Elena, embora capoeirista, era representante do Quênia.

Jogo
Super Street Fighter 4 (SSF4) traz o conteúdo de SF4 original e nada menos que dez novos lutadores: Adon, Cody Travers, Dee Jay Maximum, Dudley, Guy, Ibuki, Juri Han, Makoto, Hakan e Thunder Hawk.

No total há 35 diferentes lutadores, incluindo o brasileiro Blanka.

São esperados cenários inéditos para os guerreiros estreantes, e Yoshinori Ono, produtor do jogo, revelou que todos os personagens devem passar por mudanças, ganhando novos golpes e combos. "Além disso, o modo online será revolucionário e vai tornar as disputas mais envolventes", concluiu.

As antigas e famosas fases de bônus do jogo Street Fighter 2, o cenário do carro e o dos barris, estarão presentes. Além disso, haverá os chamados "ultra combos", sequências de golpes mais fortes.

Personagens
A seguir, os nomes completos conhecidos de todos os lutadores do jogo.

Abel, Adon, Akuma (Gouki), Balrog (Michael "Mike" Bison), Carlos Blanka, Cammy White, Chun-Li Xiang, Cody Travers, Crimson Viper, Daniel "Dan" Hibiki, Dee Jay Maximum, Dhalsim, Dudley, Edmond Honda, El Fuerte, Fei Long, Gen, Gouken, Guy, Hakan, Ibuki, Juri Han, Kenneth "Ken" Masters, Makoto, Michael "Mike" Bison (Vega), Rose Scrye, Rufus, Ryu Hoshi, Thunder Hawk, Victor Sagat, Sakura Kasugano, Seth, William F. Guile, Vega Fabio La Cerda (Balrog Fabio La Cerda) e Zangief.

Obs.: nomes das versões japonesas entre parênteses.

Super Street Fighter 4 (produção: Capcom, Dimps | publicação: Capcom), PS3, X360.
Estreia:
América, abril de 2010
Ásia, abril de 2010
Europa, abril de 2010
Oceania, abril de 2010

Especial para Terra