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Novos jogos de guerra miram no público acima dos 30 anos

21 de janeiro de 2010 11h23 atualizado às 14h01

Jogos como  Battlefield ,  Call of Duty  e  Medal of Honor  hoje são direcionados ao público adulto. Foto: Divulgação

Jogos como Battlefield, Call of Duty e Medal of Honor hoje são direcionados ao público adulto
Foto: Divulgação

Uma nova safra de sanguinolentos jogos de guerra está chegando a um console perto de você, e eles não são todos para crianças, já que as produtoras estão cada vez mais apelando a uma audiência mais madura.

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A popularidade de jogos de tiro é comprovada, como visto com o título Call of Duty: Modern Warfare 2, cujas vendas mundiais arrecadaram até agora mais de US$ 1 bilhão.

A Sony Computer Entertainment America (SCEA) é umas das editora de jogos a mirar nesse segmento com Massive Action Game (ou simplesmente MAG), que disponibiliza a maior experiência multijogador para um console de videogame (como são os sistemas PlayStation 3 e Xbox 360), permitindo que 256 jogadores vivenciem combates em um mundo tomado por uma crise petrolífera global.

Os jogadores podem escolher entre três companhias militares rivais e depois se vão seguir a história sozinhos ou em grupo.

"Creio que o que fizemos de diferente é termos criado uma sensação real de causa e efeito com os diferentes objetivos que precisam ser atingidos para se ganhar a guerra, assim como acontece em um campo de batalha real", disse Brian Soderberg, presidente e co-fundador da Zipper Interactive, estúdio que desenvolve MAG.

A Sony arrebanhou fortes vendas em 2009, e MAG é um dos títulos exclusivos da produtora para 2010.

"O público principal dos jogos de tiro é o masculino, partindo de rapazes com 13 anos até adultos de até 34 anos. Eles somam 60% da audiência total. Mas o gênero ampliou seu apelo nos últimos anos com títulos populares como Call of Duty e Halo, afirmou Michael Cai, vice-presidente de pesquisa de jogos da Interpret.

"Jogadores e mesmo jogadoras mais velhas aderiam ao gênero. Uma grande parte da crescente popularidade dos jogos de tiro pode ser atribuída às funcionalidades online para múltiplos jogadores".

Idade média dos jogadores é de 35 anos

A companhia Electronic Arts (EA) possui duas sequências de jogos de guerra a caminho: Army of Two: The 40th Day e Battlefield: Bad Company 2. A empresa ainda está relançando sua franquia Medal of Honor, procurando atingir um público mais maduro.

"Pais e pessoas que compram jogos para crianças devem perceber que quando (esses títulos) não são mais brinquedos para crianças", afirmou Mike Snider, repórter do jornal americano USA Today.

"A idade média de uma pessoa que joga videogame é 35 anos e muitos jogos lançados miram nos adultos, assim como os filmes Bastardos Inglórios (2009) e Guerra ao Terror (2008) também procuram esse público", acrescentou.

Gary Witta, ex-desenvolvedor de jogos e responsável pelo roteiro do filme The Book of Eli, acredita que é uma questão de tempo antes que a grande mídia aceite que jogos não são mais para crianças.

"O ramo dos jogos eletrônicos evoluiu e amadureceu de forma que títulos como Modern Warfare 2 e Halo visam primeiramente a um público mais adulto", conclui.

Reuters
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