Excesso de músicas lançadas pode ter reduzido procura por jogos musicais em 2009
Foto: Divulgação
» 'The Beatles Rock Band' recebe expansão de álbum Rubber Soul
» Demo e lista de músicas de 'Guitar Hero Van Halen' na rede
» Série de jogo musical 'Rock Band' ultrapassa 1 mil músicas
Os videogames de música geraram US$ 1,4 bilhão em receita no ano passado, segundo o analista Michael Pachter, do Wedbush Morgan Securities, impulsionados principalmente pelas vendas de Rock Band 2 e Guitar Hero World Tour, informa a revista de música Billboard.
Conforme aproxima-se o fim do ano, Pachter espera que a categoria gere metade disso (do faturamento) em 2009, US$ 700 milhões, apesar de lançamentos esperados como The Beatles: Rock Band, Guitar Hero 5, DJ Hero e Band Hero e Guitar Hero: Van Halen, que deve chegar às lojas em 22 de dezembro.
Segundo dados do NPD Group, de análise de mercado, as vendas de jogos não atenderam às expectativas. O jogo dos Beatles, tendo vendido respeitáveis 800 mil cópias de suas várias versões, ficou aquém dos 1 milhão de cópias que analistas estimavam somente no primeiro mês após o lançamento, em 9 de setembro.
Guitar Hero 5 vendeu 500 mil unidades no primeiro mês, ante 1,4 milhão de Guitar Hero 3 dois anos antes em seu primeiro mês.
DJ Hero, jogo que poderia expandir a categoria para o gênero hip hop, vendeu 123 mil cópias nos primeiros dias após o lançamento em outubro, e os analistas na Cowen & Coreduziram reduziram sua previsão de vendas de 1,6 milhão para 600 mil este ano.
Então, o que aconteceu com essa outrora promissora categoria, que muitos na indústria musical viam como uma necessária fonte de receita? Segundo Pachter, a resposta é: muitos jogos com muita música e muito pouco tempo.
"Você fica com muito conteúdo. A base instalada tem muita música, e eles não precisam de muito mais. É como comprar mais livros quando você tem um monte de livros para ler. Você para de comprar."

- Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.




