inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

HQs para PSP podem ter narração, comentário e até música

16 de dezembro de 2009 17h52 atualizado às 18h11

Versão digital de HQ  Wormwood  terá comentários do desenhista. Foto: Divulgação

Versão digital de HQ Wormwood terá comentários do desenhista
Foto: Divulgação

O site Joystiq conversou com Ben Templesmith, desenhista australiano responsável pelo visual das histórias em quadrinhos (HQ) Wormwood: Gentleman Corpse (IDW). Durante a entrevista, Templesmith admitiu ter gravado vários comentários sobre desenhos, ideias e inspirações.

» Mark Hamill, ator que fez Luke Skywalker, dubla 'Darksiders'
» Warner vai distribuir sequência de 'Batman: Arkham Asylum'
» Lance Henriksen vai estrelar jogo 'Aliens vs Predator'

Esses comentários devem ser inseridos na versão eletrônica de Wormwood, exclusivamente vendida na loja virtual de HQ para o sistema de videogame PlayStation Portable (PSP) -- também chamada PSP Comic Store.

Não foi explicado como comentários serão utilizados, mas acredita-se que o usuário poderá acessá-los durante a própria leitura do gibi.

A Sony já havia informado sobre a possibilidade de serem inseridas faixas sonoras nas HQs vendidas para PSP e que a utilização do recurso seria opção das editoras. Jornalistas da área de videogames têm falado não somente no uso de comentários (de desenhistas, roteiristas etc.), mas na possibilidade de inserir dublagens, narrações, efeitos sonoros e até trilhas sonoras para essas HQs.

A loja de HQs para PSP deve ser aberta ainda e dezembro de 2009.

O artista, Ben Templesmith
Templesmith é natural da cidade de Perth, Austrália, e um desenhista conhecido especialmente por seus trabalhos em Fell (Image Comics), escrito por Warren Ellis, e em 30 Dias de Noite (em inglês, 30 Days of Night (IDW), escrito por Steve Niles -- sendo que esse segundo trabalho rendeu uma adaptação cinematográfica.

O artista é vencedor (consecutivo) de três prêmios Eisner (uma espécie de "Oscar das HQs") e, além de HQs, desenvolve artes conceituais para capas de livros, filmes e jogos.

A editora, IDW
A editora IDW foi fundada em 1999, na cidade de San Diego, Estados Unidos. No início, ela especializou-se na criação de gibis de terror, como 30 Dias de Noite, mas hoje é detentora dos direitos de publicação de franquias como 24 Horas, Angel, CSI, Transformers, Star Trek, Dick Tracy, Doctor Who e G.I. Joe.

Entre as adaptações de jogos para o formato HQ, a IDW é responsável por títulos como Castlevania, Metal Gear Solid, Silent Hill, da Konami, além de Army of Two e Dragon Age, da Electronic Arts (EA).

A companhia IDW é uma das editoras que têm apoiado a Sony no desenvolvimento da loja de HQs para o sistema PSP.

Especial para Terra