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Playstation 3
 
 

Brasil é próximo alvo da estratégia comercial da Sony

04 de junho de 2009 18h00

As medidas devem reduzir os preços do Playstation no Brasil. Foto: Reprodução

As medidas devem reduzir os preços do Playstation no Brasil
Foto: Reprodução

A abertura da conferência da Sony na E3 deste ano mostrou alguns números comerciais sobre os PlayStations: 364 lançamentos agendados para o PlayStation 3; preço de US$ 99 dólares para um PlayStation 2; 22 milhões de PS3 vendidos até o fim de 2008; previsão de 30% de aumento na base instalada do console este ano para 30 milhões. Enfim, uma salva de números e palmas, alternadamente.

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Em seguida, discutiu-se que as vendas dos consoles da Sony entrariam em uma nova fase da estratégia comercial da empresa - a fase 3, assim batizada - em que o Brasil seria o coração da expansão.

A idéia é aumentar as vendas do console da atual geração pela América Latina, que já vem recebendo atenção da Microsoft e da Nintendo há algum tempo. Além do Brasil, a Sony deve se instalar também, a partir do meio do ano, no Paraguai e Uruguai, aproveitando-se das vantagens econômicas criadas pelo Mercosul.

Mais tarde, o diretor e gerente-geral da Sony para a América Latina, Mark Stanley, esclareceu que a empresa pretende chegar inicialmente com o PlayStation 2 no país, que já está em um faixa de preço que compense os impostos esmagadores existentes por aqui.

A Sony já conversa com o governo atualmente para tentar reduzir as taxas sobre os videogames no país, simultaneamente, para checar a viabilidade do lançamento oficial do PlayStation 3 e do PSP. A estratégia seria a de fabricar os consoles e os jogos no próprio Brasil, dentro da Zona Franca de Manaus.

Sobre a PlayStation Network, Stanley disse que ainda não há planos sobre uma possível inclusão do Brasil na rede porque ainda não há previsões para os consoles desta geração chegarem por aqui, mas este seria um item fundamental no caso de o PS3 ser confirmado. Basta convencer o governo, portanto, a baixar os impostos para termos PS3, PSP e PSN oficiais brasileiros.

A Sony já tem bastante presença na Zona Franca de Manaus. Com mais de 1,2 mil funcionários atuando em tempo integral nas fábricas, ela produz toda a linha de TVs, câmeras e computadores para a América do Sul a partir de lá, além de ter um longo histórico de investimentos na região.

Redação Terra