Games
Quinta, 17 de janeiro de 2008, 15h58  Atualizada às 16h11
Estudo: videogame antes de cirurgia ajuda médicos
 
 Últimas de Games
» Outerspace testa "demo" de jogo/filme interativo Heavy Rain
» Sony pode ter punido site por nota baixa a jogo 'Heavy Rain'
» Electronic Arts prepara dois jogos de exercícios físicos
» Capcom anuncia títulos para evento de jogos Microsoft X10
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Um estudo de uma equipe do hospital Banner Good Samaritan Medical Centre, em Phoenix, Arizona, afirma que brincar com o videogame Wii, da Nintendo, antes de cirurgias, pode melhorar o desempenho dos cirurgiões nas operações.

O Wii, que chegou às lojas no ano passado, trouxe a novidade de ser operado com um controle sem fio que traz sensor de movimento e facilita a experiência de jogar versões ele eletrônicas de esportes como boxe, tênis ou golfe.

Segundo o estudo americano, apenas certos tipos de jogos de Wii são eficazes para os cirurgiões antes de operações, aqueles em que o jogador precisa fazer movimentos delicados.

"Você não melhora muito apenas movendo uma raquete de tênis imaginária. A questão a respeito de cirurgia é executar pequenos movimentos com as mãos, controlados com precisão, e é isso que você tem com o Wii", disse o pesquisador Kanav Kohel.

O controle das mãos necessário para jogar estes games funciona como um "aquecimento" para os cirurgiões. A pesquisa foi publicada na revista especializada New Scientist.

Ainda segundo o artigo da New Scientist a equipe do hospital americano vai desenvolver software para o Wii que simulará cirurgias.

Realidade virtual Os pesquisadores pediram a oito cirurgiões ainda em fase de treinamento para passarem uma hora jogando o Wii antes de realizarem uma cirurgia em "realidade virtual", num computador.

Os jogadores conseguiram um desempenho 50% melhor no controle de ferramentas e o desempenho geral também foi melhor do que outros cirurgiões em treinamento.

Um jogo específico, chamado Marble Mania, no qual uma bola é guiada por uma série de obstáculos em 3D, foi particularmente eficaz no estudo.

O controle preciso necessário para mover a bola de gude virtual pelo labirinto em 3D é semelhante às habilidades necessárias em uma cirurgia.

Mark Marshall, que também participou da pesquisa, afirmou que os consoles como o Wii são mais baratos e podem ser usados por cirurgiões em países mais pobres, onde sistemas que simulam operações virtuais para treinamento médico não estão disponíveis.

A pesquisa será apresentada no final de janeiro, na conferência Medicine Meets Virtual Reality (Medicina encontra a Realidade Virtual, em tradução livre), na Califórnia.


 

BBC Brasil

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.


publicidade