inclusão de arquivo javascript

Games
 
 

Game de combate submarino BioShock é grande sucesso

23 de agosto de 2007 10h46 atualizado às 13h36

Um sinistro jogo de combate submarino que se recusou a afundar quando a produtora se assustou diante de elevados custos de desenvolvimento acabou transformando-se em história de sucesso, e BioShock vem recebendo críticas muito elogiosas e registrando vendas fortes.

"Honestamente, não conseguimos atrair interesse de muitas produtoras em investir milhões de dólares para colocar o jogo no mercado", disse Ken Levine, diretor de criação de BioShock. Foi precisamente uma ação de relações públicas conduzida no momento certo que deu ao jogo uma oportunidade.

"Nós contamos à imprensa a história de que, essencialmente, estávamos encontrando dificuldades para vender o jogo a uma produtora. A reportagem atraiu tanto interesse que, no dia seguinte, BioShock parecia a melhor idéia do mundo, para todos", afirmou Levine em entrevista.

O truque funcionou. A Irrational Games, de Levine, foi adquirida pela produtora de videogames Take-Two Interactive Systems, em 2006. A Take-Two é conhecida como produtora que não recua diante de polêmicas. A produtora, responsável pelo sucesso Grand Theft Auto, encontrou dificuldades recentemente devido a escândalos contábeis e ao atraso no lançamento da mais nova versão do GTA, mas sua aposta em BioShock rendeu frutos.

BioShock está liderando as listas de videogames mais vendidos em grupos de varejo como a Amazon.com. O jogo, em estilo tiro em primeira pessoa, mistura filme de terror e uma história de conflito moral. Os jogadores exploram uma utopia subaquática fracassada, dividida por confrontos sobre uma substância que altera o DNA de seus usuários e lhes propicia saúde e superpoderes.

Os jogadores precisam obter a substância para aumentarem suas habilidades e avançar pelas etapas do jogo. Mas o problema é que a única fonte da substância são as Little Sisters, menininhas protegidas por Big Daddies, sujeitos grandalhões vestindo escafandros e cujos gritos apavorantes se assemelham aos de baleias furiosas.

Os jogadores podem se decidir entre matar as meninas para conseguir uma grande quantidade da substância e resgatá-las em troca de um volume menor e promessa de recompensas futuras. As escolhas definem como a história se desenvolve.

Levine, que se descreve como um roteirista de cinema fracassado, escreveu 40 mil palavras de diálogos para moldar a trama de BioShock, cerca de quatro vezes mais que um roteiro típico de cinema. Os críticos elogiaram o design art decó que perpassa pelo game, que se passa em 1960, tem temas individualistas inspirados pela romancista Ayn Rand e a sensibilidade de Orson Welles.

"O que me separa de outros roteiristas de jogos é que eu não leio muita fantasia e ficção científica. Eu não cavo fundo nesses assuntos, eu busco inspiração em outros lugares", disse Levine. BioShock está disponível para o Xbox 360 e computadores com Windows.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.