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Xbox 360
 
 

Jogador devolveu onze vezes seu X360 defeituoso

31 de julho de 2007 10h42

Jogador americano devolveu onze vezes, durante o período de garantia, seu XBox 360 defeituoso. A Microsoft, fabricante do produto, diz que a percentagem de consoles com falhas é muito pequena, embora para esse consumidor em especial a contagem esteja em onze defeituosos num universo de doze consoles - ou, aproximadamente, 92% de incidência de defeitos.

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O site especializado em jogos eletrônicos 1up traz a história de Justin Lowe, um amante de videogames que possui, só para citar os mais modernos, um PlayStation Portable (PSP), um PlayStation 3, um Nintendo DS e um XBox 360. O único que apresentou problemas, até então, tinha sido o produto da Microsoft. Em seu décimo segundo XBox 360, Lowe relata que os onze consoles defeituosos apresentaram defeitos diversos: três deles pararam de funcionar e acenderam o "anel vermelho da morte", dois apresentaram erro ao tentar ler os discos, outros dois nem conseguiram ser ligados, vários apresentaram pequenos defeitos de áudio ou vídeo e até um que, simplesmente, explodiu. Seu primeiro XBox quebrou em janeiro, poucas semanas depois de comprado.

O "anel vermelho da morte" é uma luz indicativa de que o XBox 360 apresentou um problema irrecuperável. O nome é uma referência à "tela azul da morte", situação que se dá no Windows sempre que há um erro irrecuperável no sistema, forçando o reinício do sistema. No XBox 360, o botão de ligar é circundado por um anel luminoso de cor verde. Quando acontece algum erro irrecuperável, que só pode ser resolvido na assistência técnica autorizada, o anel luminoso passa a piscar em vermelho - uma visão nada agradável para o proprietário.

O XBox 360 é louvado pelos consumidores por suas características, mas há uma grande parcela dos consoles que acabam parando nas assistências técnicas autorizadas. Em muitos casos o defeito de fabricação é tão grave que é necessário trocar o equipamento. Em outros, a oficina autorizada adiciona alguns componentes extras no console original, incluindo um dissipador de calor (cooler) maior.

A Microsoft alega que os reclamantes são uma "minoria barulhenta" e que o XBox 360 não possui nenhum erro de projeto. Mesmo assim, a empresa assume que precisou fazer alguns "ajustes em seu relacionamento com o consumidor". Numa entrevista para o jornal The Mercury News, Todd Holmdahl, vice-presidente da divisão de Jogos e XBox da Microsoft, afirmou que "a vasta maioria das pessoas teve experiências agradabilíssimas com seus XBox. Os problemas são tão raros que se pode tratar deles caso-a-caso". No caso de Justin Lowe, mesmo substituindo sem restrições os XBox 360 defeituosos, o serviço de assistência ao consumidor da Microsoft tentou, continuamente, culpar a fiação elétrica de sua residência pelos defeitos dos onze consoles - muito embora todos os outros videogames e computadores da casa nunca tivessem dado problema. Mesmo assim, Lowe contratou um auditor de instalações elétricas, às suas expensas, para verificar a existência de problemas. O próprio pai de Lowe é, também, eletricista.

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