inclusão de arquivo javascript

Xbox 360
 
 

Microsoft anuncia ferramentas de criação de jogos para Xbox 360

14 de agosto de 2006 10h11 atualizado às 11h35

A Microsoft anuncia, nesta segunda-feira, a disponibilidade de ferramentas de software cujo objetivo é encorajar produtoras de videogames independentes e programadores independentes a criar títulos para seu novo console Xbox 360. A iniciativa da Microsoft, que dá início à Gamefest, uma conferência de dois dias promovida pela empresa para criadores de videogames, a partir de segunda-feira em Seattle, surge no momento em que a popularidade do conteúdo criado por usuários aumenta a cada dia na Internet, e em que a gigante do software está construindo uma grande audiência para seu serviço de jogos online Xbox Live.

A Microsoft anunciou que o conjunto de ferramentas, conhecido como XNA Game Studio Express, tornará mais fácil a entusiastas criar jogos que funcionem no Xbox 360, o console de segunda geração da Microsoft, ou em um computadores pessoais acionados pelo sistema operacional Windows. Um versão para teste das ferramentas estará disponível em 30 de agosto. O produto final será lançado na temporada de festas, por assinatura anual de US$ 99 para desenvolvimento de jogos no formato Xbox 360. O software será fornecido gratuitamente aos interessados em criar jogos para o Windows.

A Microsoft anunciou que mais de 10 universidades, entre as quais a University of Southern California e a Southern Methodist University, incluirão o XNA Game Studio Express e o desenvolvimento de videogames para o Xbox 360 em seus currículos para o ano letivo que começa em setembro. Peter Moore, vice-presidente da divisão de entretenimento interativo da Microsoft, anunciou que os indivíduos terão a posse dos jogos que criarem usando as ferramentas fornecidas, e que a empresa fechará acordos de divisão de receita com pessoas que criarem jogos para o Xbox 360.

"Adoraria enviar um cheque de royalties a um garoto", disse Moore, que acrescentou que a Microsoft planeja que o pacote de ferramentas chegue às escolas de segundo grau.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.