1 evento ao vivo

Gadget permite que tetraplégicos controlem games com a boca

15 jun 2011
13h50
atualizado em 10/4/2013 às 16h12

Para os jogadores tradicionais de games a novidade não parece grande coisa, mas o QuadControl é uma revolução para os pessoas com total restrição de mobilidade.

Quadcontrol permite controlar games utilizando a língua, o sopro e a sucção
Quadcontrol permite controlar games utilizando a língua, o sopro e a sucção
Foto: Divulgação

» Jogue games online
» Veja as últimas galerias publicadas no site

O aparelho, construído artesanalmente por Ken Yankelevitz, permite pleno controle dos jogos através de movimentos bucais com a língua, sopro e sucção.

Esta não é o primeiro produto do gênero criado por Ken Yankelevitz, que iniciou sua jornada nos idos de 1981, época em que o antigo console Atari 2600 ainda era sinônimo de atualidade. Foi quando o engenheiro recebeu a informação de que um jovem tetraplégico da Pensilvania tinha grande desejo jogar. "Ele estava deprimido e sua família procurava algo para despertar o seu interesse pela vida, após o acidente", escreve o próprio fabricante no site do produto.

Como engenheiro aeroespacial, Ken pode utilizar seus conhecimentos para produzir um aparelho que permitisse essa incursão inicial pela diversão digital. A partir daí, iniciou a KYE (Ken Yankelevitz Enterprise), voltada especialmente para soluções na área, aproveitando o apoio e testemunhos de muitos fabricantes de games e novos usuários tetraplégicos, agora com acesso a jogos eletrônicos.

"Passaram-se 10 anos desde que eu pude pegar em uma bola de beisebol ou futebol, mas com a Quadcontrol eu posso voltar ao mundo dos esportes, pelo menos umas duas noites por semana", exulta Paul Boyd em relato pessoal no mesmo site.

O aparelho permite controlar 12 chaves e o joystick com relativa precisão de movimentos. Segundo o site ABC Montana. Yankelevitz continuará com a produção de controles enquanto puder realizar o trabalho, que consome muito tempo e dedicação, mas deseja que outras empresas se interessem em desenvolver produtos para este público.

O controle para PS2 custa US$ 225 e o controle de Xbox sai por US$ 260. As encomendas podem ser realizadas através do sistema PayPal. Outras informações podem ser obtidas na página de vendas do produto, através deste atalho: Is.gd/vcSB0j.

Um vídeo com a apresentação do produto está disponível através do atalho: http://youtu.be/ow8chmUSDsE

Geek

compartilhe

publicidade