1 evento ao vivo

Estudo: representação feminina nos games aumenta aceitação de estupro

22 out 2013
12h52
atualizado às 13h01
  • separator
  • 0
  • comentários

Um recente estudo da Universidade de Standford, publicado na revista acadêmica Computers and Human Behavior, apresentou um resultado preocupante sobre mulheres que jogam videogame com personagens femininas sensualizadas. Aquelas que escolhem heroínas com roupas apelativas são mais propensas a aceitar o “mito do estupro” e de se encararem como objeto.

<p>Jogo 'Dead or Alive 5' com mulheres de biquíni lutando entre si</p>
Jogo 'Dead or Alive 5' com mulheres de biquíni lutando entre si
Foto: Divulgação

Os pesquisadores usaram 86 mulheres, entre 18 e 41 anos, no estudo. Elas foram incumbidas de jogar com avatares vestindo roupas insinuantes e conservadoras e algumas das personagens foram customizadas para se assemelharem às participantes.

Após jogarem, elas responderam perguntas de múltipla escolha sobre o personagem, aparência, vestimenta, entre outras. Ao serem questionadas se “na maioria dos estupros, a vítima é promíscua ou tem má reputação”, os pesquisadores descobriram que mulheres que jogaram com versões sexualizadas delas mesmas assinalaram com maior frequência as opções “concordo” e “concordo veemente”.

As mesmas participantes também se mostraram mais propensas a se objetivarem nas respostas. Ainda de acordo com o estudo, os resultados mostram que as participantes agiram de acordo com o “efeito Proteu”, fenômeno no qual o comportamento das pessoas se adapta às características de seu avatar digital.

O estudo, em inglês, pode ser lido no link: http://vhil.stanford.edu/pubs/2013/fox-chb-sexualized-virtual-selves.pdf.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://webgames.terra.com.br/infograficos/heroinas-do-games/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-220-href=&amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://webgames.terra.com.br/infograficos/heroinas-do-games/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/infograficos/cosplays/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/infograficos/cosplays/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Duelo de Cosplays&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade