Conheça o serviço de métricas para “games” do Google
Com o intuito de promover melhorias dentro dos games, o Player Analytics permite que os desenvolvedores conheçam o perfil de seus jogadores
Em sua última conferência para desenvolvedores, em maio deste ano, o Google anunciou a ferramenta analytics para games, que permite controlar todos os dados gerados por um jogo e pelos seus usuários em um determinado período de tempo.
O chamado Player Analytics pode ser um excelente aliado dos desenvolvedores de games para Android, pois possibilitará o acesso ao perfil e percepções dos jogadores, permitindo atualizações constantes de processos e conteúdos.
A partir da ferramenta, os desenvolvedores ficam sabendo como os jogadores estão interagindo com os games criados por eles, em que níveis podem estar empacados, quão envolvidos estão com o jogo, entre outras métricas que irão ajudar os profissionais a reajustar seus produtos e até mesmo aumentar sua monetização.
Em adição a tudo isso, o Google lançou uma nova atualização do serviço, em setembro último, que passará a gerar um novo relatório de rastreamento durante os primeiros minutos em que um usuário faz o download ou compra de um determinado jogo na Google Play, a loja online de games do Google.
Embora todas as demais análises sejam importantes para o desenvolvimento e melhoria de um jogo, nada é mais importante do que a análise dos primeiros minutos, uma vez que é nessa fase inicial que o jogador decide se o jogo é muito fácil ou muito difícil.
O combo de dados, somado ao conhecimento que geram, certamente resultará em ações de promoção e monetização cada vez mais personalizadas para cada tipo de público – prática que também tende a aumentar o faturamento de todos os games disponíveis na Google Play.
Vale lembrar que, mesmo estando claramente focado no sistema operacional Android, o Player Analytics igualmente suporta jogos que estejam sendo desenvolvidos para a plataforma iOS.